A reforma da Avenida Engenheiro Augusto Barata, o Retão da Alemoa, começou no último domingo (1º). Cerca de mil metros da via, que atende ao grande fluxo de caminhões que seguem em direção à Margem Direita (Santos) do Porto, serão recapeados e receberão novas pistas.
O Retão da Alemoa é a principal via de acesso rodoviário aos terminais portuários instalados em Santos. Desde quinta-feira, a pista da avenida que recebe o tráfego de saída no complexo foi interditada e um desvio foi feito para que os veículos sigam por dentro das instalações da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa localizada às margens da via e que está custeando as obras.
A mudança na rota dos motoristas deve durar até 1º de dezembro, período em que as obras estarão concentradas naquele local. No entanto, a reforma do Retão da Alemoa inteiro será concluída apenas em junho do ano que vem.
O projeto é uma vontade antiga dos executivos da BTP. O plano da empresa era iniciar os trabalhos na via em outubro do ano passado, para concluí-lo até a entrada em operação do terminal, que começou suas atividades no último mês. No entanto, a necessidade de uma adequação contratual adiou os planos de negociação com a Autoridade Portuária.
Os trabalhos na recuperação do Retão da Alemoa devem custar R$ 8,8 milhões. A reforma da via consiste na reconstrução de um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão que fica nas proximidades do terminal. Serão reformadas as quatro faixas utilizadas por motoristas que vão da Alemoa até o Cais do Saboó e as duas que operam no sentido contrário (Centro-Via Anchieta). E está prevista a construção de uma sétima, que, ao lado dessas duas últimas, também receberá o tráfego de saída do complexo santista.
Inicialmente, os trabalhos serão concentrados na pista Centro-Via Anchieta. Na segunda fase do projeto, durante a recuperação da pista Via Anchieta-Centro, o trânsito utilizará as faixas já reformadas e também a área cedida pela BTP, no sentido inverso. A obra prevê ainda outras três fases, até esse trecho e a partir dessa área inicial.
De acordo com a BTP, será implantada uma rede de drenagem para escoamento de água e o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto. Haverá ainda o nivelamento das pistas do Retão e a implantação de um semáforo, além da melhoria na iluminação no local.
Todo o serviço de remodelação da Avenida Engenheiro Augusto Barata está em conformidade com o projeto de construção da Avenida Perimetral da Margem Direita naquele trecho. Durante as cinco fases da implementação do projeto, a Guarda Portuária será responsável pela gestão do tráfego no local.