Educação

Reforma do ensino médio é prioridade do governo, diz Mendonça Filho

Governo atuará para aprovar ainda este ano o projeto de lei que estabelece novas diretrizes para o currículo do ensino médio.

Redação/Portal Brasil/MEC
09/09/2016 14:09
Visualizações: 383

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, nesta quinta-feira (8), que uma reforma no ensino médio está entre as prioridades do governo para melhorar os índices de qualidade nas três séries finais do currículo escolar brasileiro. A proposta é votar ainda este ano um projeto de lei que já está em tramitação no Congresso Nacional e estabelece mudanças na organização do currículo do ensino médio.

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental. A meta estabelecida para 2015 era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.

Durante a apresentação dos novos dados do Ideb, em Brasília, Mendonça Filho ressaltou que não há sintonia entre a realidade, os anseios dos jovens e o conteúdo ensinado para eles no ensino médio. De acordo com o ministro, a discussão e aprovação do Projeto de Lei 6.840, de 2013, é essencial para atualizar e melhorar o aprendizado neste período escolar.

Caso não haja consenso com os parlamentares para votar a matéria ainda este ano, Mendonça Filho afirmou que recorrerá ao presidente Michel Temer para garantir a reforma do ensino médio. “Nós entendemos que, se porventura, a pauta do Parlamento estiver bloqueada, o presidente da República poderá até editar uma Medida Provisória para atender à urgência da necessidade das modificações na educação de nível médio no Brasil”, assegurou.

O ministro da Educação defendeu, ainda, a necessidade de expandir o tempo integral para todo o ensino médio brasileiro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20