Transição Energética

RCGI apresenta resultados do projeto de pesquisa sobre percepção social na transição energética

A percepção social sobre tecnologias de baixo carbono já é considerada um desafio crítico, que pode redefinir os rumos da transição energética.

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/09/2024 09:14
RCGI apresenta resultados do projeto de pesquisa sobre percepção social na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 2500

No próximo dia 10 de setembro, das 11h às 15h, será realizado um evento para apresentação dos resultados do projeto de pesquisa "Percepção Social e Diplomacia Científica nas Transições Tecnológicas para uma Sociedade de Baixo Carbono" do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). O encontro, aberto aos interessados no tema, reunirá a coordenação, os pesquisadores e os estudantes envolvidos no projeto.

Desenvolvido no âmbito do programa Advocacy do RCGI, o projeto tinha como objetivo compreender como a sociedade percebe e aceita tecnologias de transição energética, como Soluções Baseadas na Natureza (NBS), Captura e Utilização de Carbono (CCU), Gases de Efeito Estufa (GHG) e Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS).

“A percepção social é um elemento central em muitas questões energéticas, mas o que estamos vendo nas últimas décadas é que essa dimensão está se tornando um fator decisivo para o futuro do setor. Hoje, mais do que nunca, as decisões sobre a direção do desenvolvimento energético global estão sendo moldadas pelas escolhas e expectativas da sociedade, e não apenas pelos aspectos técnicos das tecnologias. No setor de óleo de gás, essa percepção já é reconhecida como um desafio crítico que pode redefinir os rumos da transição energética”, afirma a profa. Karen Mascarenhas, coordenadora do projeto e diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional do RCGI.

O projeto foi estruturado em cinco workstreams (fluxos de trabalho), cada um focado em uma dimensão essencial para a compreensão do problema: Percepção Social, Diplomacia Científica, Análise Sociogeográfica, Identificação de Tendências na Rede social, e Inovação e Transferência de Tecnologia.

O workstream sobre Percepção Social, por exemplo, revelou que a aceitação dessas tecnologias entre as partes interessadas (governo, órgãos reguladores, políticos, propositores de políticas públicas, tomadores de decisão, indústria, mídia, academia, ONGs, investidores e a sociedade como um todo) depende de fatores como a confiança nas autoridades, percepção de riscos e benefícios, e o engajamento da comunidade no planejamento de projetos. Além disso, o fenômeno NIMBY (Not in My Backyard – Não no meu quintal) foi identificado como uma barreira comum, com resistência local a projetos energéticos, mesmo quando a aceitação geral é positiva.

Serviço: O encontro para apresentação dos resultados do Projeto "Percepção Social e Diplomacia Científica nas Transições Tecnológicas para uma Sociedade de Baixo Carbono" será realizado no dia 10 de setembro, das 11h às 15h, no RCGI-USP Digital Lab (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, 1º andar, Butantã, São Paulo, SP).

Sobre o RCGI – O Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) é um Centro de Pesquisa em Engenharia, criado em 2015, com financiamento da FAPESP e de empresas por meio dos recursos previstos na cláusula de P,D&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) dos contratos de exploração e comercialização de petróleo e gás. Atualmente estão em atividade cerca de 60 projetos de pesquisa ativos (em um histórico de 110), ancorados em oito programas: NBS (Nature Based Solution); CCU (Carbon Capture and Utilization); BECCS (Bioenergy with Carbon Capture and Storage); GHG (Greenhouse Gases), Advocacy, InnovaPower, Decarbonization e Centre 2 Centre (projetos em colaboração direta com centros de pesquisa dos Estados Unidos). O RCGI, que conta com cerca de 600 pesquisadores, mantém colaborações com diversas instituições, como Oxford, Imperial College, Princenton e o National Renewable Energy Laboratory (NREL). Saiba mais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23