Rússia

Putin pede que países da Opep limitem produção de petróleo para equilibrar preço

Dow Jones Newswires, 02/09/2016
02/09/2016 12:59
Visualizações: 168

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu aos países produtores de petróleo para limitarem os níveis de produção durante as conversas informais dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no final de setembro, dizendo que "é uma decisão certa para o setor de petróleo mundial".

Uma iniciativa semelhante falhou em abril, quando a Arábia Saudita desistiu de um acordo depois que o Irã disse que não iria participar até que sua produção de petróleo atingisse os níveis pré-sanções.

Em uma entrevista à Bloomberg, cuja transcrição foi publicada no site do Kremlin, Putin argumentou que era "injusto" esperar o Irã para limitar a produção nesta fase, mas disse que espera que um acordo possa ser alcançado com a Arábia Saudita.

"Eu gostaria muito que todos os participantes deste mercado estivessem interessados em manter os preços mundiais do petróleo estáveis e justos e, no fim, tomar a decisão necessária", disse Putin. Ele descreveu o vice-príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, como "um parceiro muito confiável com quem você pode chegar a acordos, e pode ter certeza de que esses acordos serão honrados".

Em comentários separados, Putin disse que a Rússia estava considerando incrementar sua capacidade de entrega de gás para os países em sua fronteira oriental, embora ele não deu detalhes.

"A Gazprom tem um desejo de expandir seu mercado de exportação", disse ele. "Se surgirem problemas com a Europa, seremos capazes de alternar facilmente para o leste", acrescentou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19