ANP

PUC-Rio em parceria com a Shell é um dos vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018

Redação/Assessoria
26/11/2018 11:36
PUC-Rio em parceria com a Shell é um dos vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018 Imagem: Divulgação Visualizações: 858 (0) (0) (0) (0)

O petróleo é a principal fonte de energia do planeta na atualidade. Além de ter multiuso na indústria, o recurso movimenta grande parte da economia dos países. Por ser um combustível esgotável, o desafio das empresas e dos centros acadêmicos é encontrar mecanismos que ampliem a vida útil do petróleo. A pesquisa do Professor Márcio Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com a Shell, venceu na categoria V do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018 com o desenvolvimento de uma metodologia para fabricação de microcápsulas para aumento do fator de recuperação de óleo. As microcápsulas podem ser utilizadas como agentes de bloqueio de poros já varridos pela base aquosa, desviando o fluxo e consequentemente mobilizando grandes dutos de óleo imóveis. O prêmio foi entregue na manhã dessa sexta, 23/11, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio.

Figura 1 - Crédito: Divulgação ANPA pesquisa “Desenvolvimento de microcápsulas com rigidez controlável e o seu uso no controle de mobilidade e aumento do fator de recuperação de petróleo”, realizada no Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento de Meios Porosos do CTC/PUC-Rio, concorreu com outras duas instituições na categoria V - “Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo e Gás”. No discurso da vitória, o Prof. Márcio Carvalho agradeceu à ANP e aos colegas de trabalho: “É uma honra estar aqui recebendo este prêmio em nome da PUC-Rio e da Shell. Obrigado à ANP, por apoiar pesquisas, inovação e desenvolvimento nessa área de petróleo e gás. Obrigado também ao apoio da Shell, que acreditou em uma ideia a princípio diferente, mas que já nos primeiros resultados conseguiu comprovar o conceito deste projeto”.

Nesta quinta edição da premiação, é a quarta vez que o CTC/PUC-Rio sai vitorioso, tendo vencido também nos anos de 2014, 2015 e 2016, confirmando sua excelência nas pesquisas de óleo e gás. Quatro das cinco categorias do Prêmio ANP 2018 contaram com a indicação de trabalhos desenvolvidos por instituições credenciadas em colaboração com empresas petrolíferas, sendo a PUC-Rio a autora de dois dos 12 trabalhos universitários escolhidos como finalistas.

Nas edições de 2014 a 2016, a PUC-Rio venceu sempre na categoria “Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera”. O trabalho “Sistema Moda para o Monitoramento Estrutural de Risers Flexíveis”, do Laboratório de Sensores a Fibra Óptica, da Engenharia Mecânica, coordenado pelo professor Arthur Braga, venceu em 2014. Já no biênio 2015 e 2016, os dois trabalhos vencedores — “Sistema Autônomo De Limpeza e Inspeção de Risers (AURI)” e “PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize”, respectivamente — foram coordenados pelo Professor Jean Pierre von der Weid, do CPTI (Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da PUC-Rio).

O Prêmio ANP é reconhecido como um título de excelência, pois incentiva e reconhece o trabalho de instituições de pesquisas e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria brasileira do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Todos os projetos concorrentes foram beneficiados pela cláusula de P&D (pesquisa e desenvolvimento), que consta nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Ela estabelece a obrigação do concessionário realizar despesas qualificadas como pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de interesse para o setor de petróleo, em montante equivalente a 1% da receita bruta dos campos em que é devido o pagamento da participação especial.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.