Sustentabilidade

Publicada norma que aprova instrumentos de controle da gestão ambiental em portos

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) foi desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da Gerência de Meio Ambiente da agência. Ele é composto de quatro cat

Antaq
28/09/2012 12:18
Visualizações: 1169
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (27), na Seção 1, a Resolução n° 2.650-Antaq, que institui os instrumentos de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias.

Os instrumentos constantes da Resolução são o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para instalações portuárias e o Sistema de Informações de Instalações para Recepção de Resíduos de Embarcações (PRFD/Gisis), da Organização Marítima Internacional (IMO), traduzido e disponibilizado no portal da agência e denominado Gisis/Antaq.

A Resolução define que os responsáveis pelas instalações portuárias deverão fornecer à agência as informações para abastecer os bancos de dados do Siga, IDA e Gisis/Antaq, de acordo com a seguinte periodicidade: para o IDA e o Siga, semestralmente, e para o Gisis, trimestralmente, sendo o prazo final até o 15º dia do mês subsequente ao término de cada semestre e de cada trimestre, respectivamente.


Gestão ambiental

O IDA da Antaq foi desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da Gerência de Meio Ambiente da agência.

O índice é composto de quatro categorias de indicadores (econômico-operacional, sociológico-cultural, físico-químico e biológico-ecológico) e têm por objetivo avaliar a governança ambiental, a gestão das operações portuárias, a educação e a saúde pública, o consumo de água, a qualidade do ar e o ruído e a biodiversidade (monitoramento da flora e da fauna na área do porto e entorno), entre outros.

Inicialmente, o índice será aplicado em 29 portos públicos. Porém, a expectativa é que, no futuro, seja estendido aos terminais de uso privativo, contemplando 100% das instalações portuárias do país.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.