Logística

Prumo Logística ON salta mais de 7% após controlador aceitar valor maior em oferta de ações

Reuters, 16/01/2017
16/01/2017 13:58
Prumo Logística ON salta mais de 7% após controlador aceitar valor maior em oferta de ações Visualizações: 554

As ações da Prumo Logística avançavam mais de 7 por cento na Bovespa nesta segunda-feira, após um de seus controladores aceitar elevar para 10,51 reais o preço para a oferta pública que vai tirar a empresa do Novo Mercado da BM&FBovespa, embora com condições.

A companhia, operadora do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, informou que recebeu carta da norte-americana EIG discordando do valor indicado no laudo de avaliação realizado pela Brasil Plural, que trouxe uma faixa de valor entre 9,98 e 11,03 reais por ação, com média de 10,51 reais, ante o limite ofertado de 6,69 reais.

Atualmente, a norte-americana EIG tem 76,7 por cento do capital da Prumo e a Mubadala, outros 6,9 por cento.

Apesar de discordar, a EIG afirmou na carta acreditar que é do melhor interesse da Prumo o cancelamento de registro, em razão da dificuldade de atração de recursos via mercado para o atendimento das necessidades da companhia.

"A EIG está em tratativas com Itaú e Mubadala e tem a intenção de continuar com a oferta pública ao preço de 10,51 reais por ação, caso o Itaú e Mubadala aceitem aprovar o cancelamento de registro da companhia; e se comprometer a continuar como acionistas da companhia após a oferta."

A EIG também disse que acredita ser essencial a realização da oferta pública na maior brevidade possível, tendo em vista a necessidade iminente de capital na companhia.

"Desta forma, caso as condições da EIG sejam atendidas e a oferta pública seja lançada, a EIG somente pagará o preço de 10,51 reais por ação se não houver requisição de acionistas minoritários por um segundo laudo de avaliação", afirmou.

No mesmo documento, a EIG citou que "o valor justo indicado no laudo de avaliação não reflete a situação da companhia e adota determinadas premissas que carecem de fundamento".

Entre os argumentos para o desacordo, a EIG cita que, para chegar ao valor justo indicado pela Brasil Plural, o laudo de avaliação indica que a companhia incorrerá em investimentos de capital (capex) em montante superior a 6 bilhões de reais.

"Isso é incompatível com o capital disponível da companhia e pressupõe necessariamente futuros aumentos de capital", afirmou.

Às 10:56, as ações da Prumo subiam 7,25 por cento, a 9,02 reais. O Ibovespa, principal referência do mercado acionário brasileiro, mas que não tem as ações da operadora logística em sua composição, tinha acréscimo de 0,15 por cento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19