EPE

Próximo leilão de energia vai dar mais espaço para térmicas a gás

Valor Econômico
29/03/2011 14:22
Visualizações: 83
O próximo leilão de contratação de energia elétrica, previsto para daqui a três anos, chamado de A-3, vai dar destaque para a participação de usinas termelétricas a gás. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, é uma forma de dar maior confiabilidade ao sistema, sem a dependência tão forte de fenômenos naturais.


Ele lembrou que a situação atual do gás no Brasil está diferente de há alguns anos, quando não havia gás suficiente para a indústria, para as térmicas e foi necessário contratar térmicas a óleo, porque também não havia licenças para hidrelétricas. "A gente, felizmente, está voltando a um momento em que o gás está, paulatinamente, com disponibilidade, muito ligado ao pré-sal. As plantas de regaseificação também dão uma flexibilidade", disse.


O presidente da EPE lembrou que, entre as fontes fósseis, o gás é aquela que menos polui. E, por isso, no próximo leilão a EPE vai abrir mais espaço para essa fonte de energia, além das fontes renováveis, que são a prioridade do governo, com as hidrelétricas, as eólicas e as usindas de biomassa.


"Sem poder construir mais reservatórios (nas hidrelétricas), é preciso ter no sistema alguma fonte de energia de que se possa ter algum controle, porque todas as outras fontes são naturais. Se não chover, não ventar ou a safra for ruim, pode ligar a térmica, mas não fica na mão de eventos naturais", explicou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13