Redação/Assessoria
A Ultragaz impacta anualmente 12,4 milhões de pessoas por meio de seus projetos socioambientais, considerando a média dos últimos cinco anos. Tais iniciativas resultam de um investimento médio anual de R$ 4,25 milhões no mesmo período, provenientes de recursos próprios e de incentivos fiscais. Esses dados comprovam que a razão de ser do negócio da Ultragaz são as pessoas – colaboradores e sociedade.
Todos os números de 2018 da área estão disponíveis no site da Companhia e nos relatórios que podem ser acessados pelo link Ultragaz Sustentabilidade. A previsão é que a companhia encerre 2019 com números anuais ainda maiores, dados que devem ser anunciados no segundo semestre de 2020. “A atuação da empresa traduz sua crença de que as ações de responsabilidade social fazem bem à comunidade, aos seus funcionários e ao próprio negócio”, destaca Tabajara Bertelli Costa, Presidente da Ultragaz. “Esses números expressivos confirmam nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, investindo em projetos educativos, culturais e de preservação ambiental, com foco na sustentabilidade do negócio”.
As ações socioeducativas da empresa têm sido bem avaliadas. A Ultragaz realiza uma pesquisa, a cada três anos, por meio de entrevistas, sobre o êxito dos projetos implementados nas comunidades, em relação aos objetivos preestabelecidos. A avaliação desenvolvida em 2018 incluiu 13 projetos e conquistou um Índice Geral de Satisfação de 8,42 (em uma escala de zero a dez).
Frentes de atuação
A Ultragaz apoia e desenvolve iniciativas em três frentes:
- educação e cultura para crianças, jovens e mulheres de classes menos favorecidas, de abrangência nacional ou regional;
- apoio ao desenvolvimento sociocultural das comunidades do entorno das unidades da companhia - uma sede administrativa em São Paulo (SP), 18 bases de engarrafamento, 17 de estocagem e distribuição em território nacional e 8 lojas próprias;
- campanhas educativas sobre saúde, bem-estar e preservação ambiental, direcionadas à sociedade como um todo e de abrangência nacional.
Projetos focados no empoderamento feminino têm sido destaque. A empresa realizou parceria com a Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (Afesu), que atua no apoio a mulheres em condição de vulnerabilidade social por meio da oferta de capacitação para o mercado de trabalho. Oferecer oportunidades e fomentar o resgate da autoestima entre mulheres vítimas de violência doméstica é objetivo da associação da Ultragaz à Rede Mulher Empreendedora (RME).
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de jovens para o ambiente de negócios e o empreendedorismo, a Ultragaz mantém parceria com a Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais do mundo com esse foco. Cabe à Ultragaz capacitar funcionários da empresa – em 2018 quase 300 – para atuar como voluntários nesse projeto.
Por meio de parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), a companhia divulga para clientes e colaboradores a importância da brincadeira na infância. A Ultragaz também continuou aliada ao Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil: a empresa engaja todas as filiais para enfrentar a exploração social de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, divulgando o Disque 100.
A democratização do acesso à cultura é o objetivo de vários projetos viabilizados pelo incentivo fiscal, como a Carreta Cinema, que transforma um caminhão em uma sala de cinema com capacidade para 77 pessoas. Em 2018, a iniciativa percorreu mais de 14 mil quilômetros, cruzando 11 estados, alcançando mais de 11.400 crianças de escolas e instituições da rede pública.
Internamente, as iniciativas da empresa voltadas para estimular o voluntariado têm sido bem-sucedidas. Em 2018, o Portal do Voluntariado registrou 23 ações, quase 300 voluntários inscritos e 19 unidades envolvidas.
Bem-estar e qualidade de vida
A preocupação com a vida das pessoas começa dentro de casa. A Ultragaz demonstra como valoriza seus colaboradores por meio de investimentos permanentes em aprimorar processos de avaliação de desempenho e reconhecimento, de desenvolvimento de competências, de planejamento de carreira e sucessão. Em 2018, a Ultragaz realizou um total de 14.973 horas de treinamento para o público interno, o que corresponde a uma média de 4,7 horas por colaborador. Iniciativas como essa contribuem para manter a empresa atraente para profissionais qualificados, além de garantir bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O investimento em programas ambientais resulta em dados positivos crescentes, como a redução de 3% na emissão de gases de efeito estufa entre 2017 e 2018 nos escopos 1 e 2, a diminuição de 1,67% de consumo de energia e a reutilização de mais de 90% da água que seria descartada. Além de melhorias em seus processos internos, a Ultragaz promove projetos, em parceria com as revendas, para contribuir com mudanças de comportamento na sociedade a favor do meio ambiente. Entre eles, a Campanha Junte Óleo – Ultragaz Coleta e Soya Recicla. Com o projeto, realizado em parceria com Bunge e o Instituto Triângulo, a cada dois litros de óleo usado, acondicionado em uma garrafa pet e entregue ao vendedor Ultragaz, o consumidor recebe duas pedras de sabão biodegradável. Desde o início da campanha, em 2014, até o final de 2018, foram coletados mais de um milhão de litros de óleo de cozinha de mais de 600 mil residências.
“Essas iniciativas nos apresentam como uma empresa que de fato cultiva relações e cria soluções para mudar a vida das pessoas”, completa Tabajara.
Fale Conosco
21