Plataforma 'Ativo360' foi escolhida como a inovação nacional em Indústria 4.0, Transformação Digital e IA no setor de energia.
Redação TN Petróleo/Assessoria CERTI
Com mais de 40 anos de atuação, a CERTI conquistou por meio de sua parceria com a Petrobrás o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025. A solução 'Ativo360', plataforma digital para gestão visual da integridade de ativos de produção, foi a iniciativa vencedora na categoria dedicada à indústria 4.0, transformação digital e inteligência artificial. Reconhecida como uma das inovações de maior impacto para o futuro do setor energético nacional, o projeto contou ainda com a participação de Vidya, Evcom, PUC-Rio e Universidade Federal Fluminense (UFF).
No projeto, a CERTI teve papel decisivo ao desenvolver padrões e processos para a realização de medições em ambientes offshore a partir de nuvens de pontos — representações tridimensionais que reúnem milhões de pontos e permitem reconstruir objetos e estruturas com alto nível de detalhe. Essa tecnologia, amplamente usada em áreas como engenharia, arquitetura e manufatura, ganha relevância especial no setor de óleo e gás por oferecer uma visão precisa da geometria de equipamentos e instalações, incluindo forma, dimensões e posicionamento, sempre dentro dos limites de incerteza de cada método de medição. Ao adaptar e aprimorar essa abordagem para ambientes complexos e de alta exigência, a CERTI contribuiu para ampliar a confiabilidade das análises, considerando as particularidades de cada tecnologia disponível, seus benefícios e limitações, além de fatores como escala, condições operacionais, custos e facilidade de uso.
O trabalho em desenvolvimento tem como objetivo facilitar a tomada de decisão sobre a contratação de serviços de aquisição de nuvens de pontos ou compra de equipamentos, por meio da experimentação de diferentes tecnologias de aquisição de nuvens de pontos e elaboração de procedimentos para o uso dessas tecnologias. Para isso, foi elaborado um padrão que disponibiliza especificações técnicas (ETs) para diferentes cenários. "Nossa participação demonstra como a colaboração entre instituições de pesquisa e empresas pode gerar soluções robustas e transformadoras", ressalta Mateus Dieckmann (foto), coordenador de Sistemas Mecânicos da CERTI.
O prêmio reconhece o esforço conjunto de ciência, engenharia e inovação aplicado a um desafio real da indústria brasileira. Com o resultado, a CERTI reforça sua posição como parceira estratégica da indústria na construção de soluções tecnológicas avançadas que elevam a segurança, a competitividade e a sustentabilidade da produção energética do país. Conheça todos os vencedores do Prêmio ANP no link.
Sobre a CERTI - A CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos, com experiência acumulada desde 1984, que contribui para a competitividade e sustentabilidade de seus clientes.
Fale Conosco