Produtos e Serviços

Projeto britânico "Calculadora 2050" que mostra cenários de energia em 2050, tem versão para o Brasil

Redação/Assessoria
29/03/2017 12:05
Projeto britânico "Calculadora 2050" que mostra cenários de energia em 2050, tem versão para o Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 449

Ontem, 28 de março, a ‘Calculadora 2050’ foi apresentada na EPE em evento que introduz a versão brasileira do projeto. Foram apontados também, os principais programas de eficiência energética existentes no país para discussão sobre o papel desses programas nos cenários de longo prazo. Para tanto, houve debate sobre as possibilidades de atuação governamental e privada para que esforços sejam unificados, tendo em vista o atingimento das metas na redução da emissão de gases de efeito estufa. A conferência contou com a presença da representante do ministério britânico de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, Laura Aylett; do cônsul-geral adjunto britânico do Rio de Janeiro, Kal Bruce-Jaja; e do diretor da EPE, Ricardo Gorini.

A ‘Calculadora Global 2050’ é uma ferramenta online simples e transparente, lançada pelo Reino Unido no início de 2015 para respaldar e fomentar a discussão que antecedeu a assinatura do Acordo de Paris - tratado internacional assinado em dezembro de 2015 por 195 países, prevendo metas conjuntas na busca pela redução do aquecimento global. O objetivo da calculadora é dar suporte ao desenvolvimento econômico mundial e, ao mesmo tempo, combater o impacto causado pelas mudanças climáticas. Durante o evento foi apresentado como ela pode calcular o potencial energético e seus impactos em segurança, fontes de energia e emissão de gases de efeito estufa.

“Cada nação tem desafios e riscos ambientais distintos que precisam ser levados em consideração para a construção de cenários. No Reino Unido, por exemplo, o aquecimento global torna o país mais suscitível a inundações, que podem causar sérios transtornos em serviços básicos de atendimento à população e danos a propriedades”, explica Kal Bruce-Jaja. “Por isso, a eficácia da ferramenta na abordagem e proposição de metas para o setor energético levou países como Colômbia, China e África do Sul, a fazerem adaptações para as suas particularides. Agora é a vez do Brasil”, comemora o diplomata.

Parceria - Reino Unido e Brasil são signatários do Acordo de Paris, sendo a colaboração mútua no setor de energia de longa data. Desde 2006 os países possuem um memorando próprio para a cooperação, incluindo tecnologias eficientes e fontes renováveis. Nos últimos três anos, diversas empresas britânicas com expertise no setor se instalaram no país. Dessa forma, a apresentação da versão brasileira da ‘Calculadora 2050’ desenvolvida por meio da EPE e da COPPE/UFRJ, com suporte da Embaixada Britânica no Brasil, se mostra muito relevante para o fortalecimento dessa parceria e sua inserção no cenário energético mundial.

Ferramenta disponível em: http://calculadora2050brasil.epe.gov.br/calculadora.html

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19