Opep

Projeção de demanda mundial por petróleo é reduzida

Agência Estado
15/07/2008 11:57
Visualizações: 36

Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu hoje a estimativa de demanda mundial por petróleo nos próximos meses, devido ao declínio do crescimento econômico global e à crescente conservação de combustíveis. A nova projeção representa um sinal de que o cartel não vê necessidade de elevar a produção da matéria-prima (commodity) até o fim do ano.

 

A Opep reduziu em cerca de 100 mil barris diários a projeção de demanda global em 2008 e disse que a taxa de crescimento da demanda em 2009 será de 900 mil barris diários, 100 mil barris a menos que neste ano. De acordo com a organização, "2009 pode ser o ano de maior queda na demanda por petróleo desde 2002".

 


Segundo o cartel, "os fundamentos do mercado estão claramente se abrandando. Esta tendência para os fundamentos deve continuar - e até ganhar força, no próximo ano", alertou, em seu boletim mensal.


 

A Opep diz que a demanda por petróleo bruto, que responde por cerca de 40% do consumo diário global, pode recuar em cerca de 700 mil barris diários no próximo ano em conseqüência da crescente produção de combustível não tradicional e do gás natural líquido, além da maior conservação de energia por causa dos preços elevados. As informações são da Dow Jones.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20