Firjan

Programas educacionais atendem demandas do Mapa do Desenvolvimento

Assessoria Firjan
15/03/2016 13:06
Programas educacionais atendem demandas do Mapa do Desenvolvimento Imagem: Divulgação Senai Visualizações: 1350

Através do Mapa do Desenvolvimento (2006-2015), os empresários fluminenses apontaram prioridades na área de educação: melhorar a qualidade da educação básica e promover a formação profissional técnica e superior, alinhada aos polos econômicos do estado do Rio. Para contribuir com ações nesse sentido, o Sistema FIRJAN, por meio do SESI e do SENAI Rio, implantou programas educacionais, como o SESI Matemática e o MBA Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, além de criar a Faculdade SENAI Rio.

“As conquistas em qualificação trazidas pelo Mapa, do ensino básico ao superior, são primordiais, porque temos um atraso no país. Então, tudo relativo à educação é urgente para o desenvolvimento do setor produtivo”, destacou o presidente do Simmmerj, Lucenil de Carvalho.

O SESI Matemática foi lançado em 2012 para contribuir com a melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do Ensino Médio. O programa contempla, por exemplo, a formação continuada de professores e a utilização de games online para aumentar a atratividade dos jovens.

Estatísticas internacionais mostram que o desempenho dos alunos brasileiros na disciplina é bastante inferior ao de outros países. Além disso, os industriais chamam a atenção para a falta de raciocínio lógico nos profissionais.

Por isso, o SESI Matemática tem o objetivo de contribuir com a formação de adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais e no preparo para o mercado de trabalho. O programa já capacitou 1.420 professores e beneficiou mais cem mil estudantes de 258 escolas da rede pública e SESI/SENAI. Hoje, são atendidos professores e alunos do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Distrito Federal.

“O SESI Matemática traz um benefício fundamental porque precisamos de pessoas com conhecimento da disciplina para a indústria, que demanda por qualificação”, analisou a presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, Waltraud Keuper.

Além disso, o MBA Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, que começou a ser oferecido em 2009 pelo Sistema FIRJAN, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), forma gestores empreendedores em educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora no ambiente escolar. Já foram capacitados gestores de escolas públicas municipais e estaduais do Rio de Janeiro, da rede SESI e SENAI Rio, de unidades SESI de outros estados e ainda de escolas públicas estaduais de São Paulo.

Educação profissional

Com foco na formação profissional, foi criada em 2014 a Faculdade SENAI Rio. A unidade, localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro, oferece cursos de graduação tecnológica em automação industrial e processos metalúrgicos, além de pós-graduação e extensão nas áreas de Petróleo e Gás, Metalúrgica e Naval, com aulas teóricas e práticas.

Nos últimos anos, também foram inauguradas unidades SENAI, entre elas as de Angra dos Reis, Jacarepaguá, Macaé, São Gonçalo, Três Rios, Volta Redonda, além do SENAI Espaço da Moda Friburgo e as Escolas de Panificação de Campos, Nova Friburgo e Volta Redonda. Atualmente, estão disponíveis 40 unidades fixas e 34 unidades móveis no estado. São 783 cursos atualizados nas modalidades de aprendizagem, iniciação, qualificação, técnico, aperfeiçoamento, graduação tecnológica, pós-graduação e extensão, em 29 segmentos industriais.

Além da teoria da sala de aula, os profissionais formados pelo SENAI passam por prática intensiva em oficinas e laboratórios modernos, que refletem a realidade da indústria atual. Entre os destaques de modernização estão o SENAI FabLab, laboratório de prototipagem; e o uso de simuladores, como o de soldagem.

O Sistema FIRJAN, por meio do SESI/SENAI Rio, também ampliou nos últimos anos a oferta de unidades e de cursos para que os jovens possam cursar o Ensino Médio junto com curso técnico. Entre os cursos técnicos de destaque estão os de Automação, Multimídia e Logística.

Ainda com foco no mercado de trabalho, a Federação divulgou a pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”. O objetivo foi identificar as perspectivas do mercado de trabalho, no que tange à contratação e requisitos de formação educacional para carreiras em empresas industriais brasileiras, tendo como horizonte o ano de 2020; e também fornecer para estudantes, trabalhadores, empresas, instituições de ensino e governos um referencial estratégico para investimentos em educação e formação profissional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.