Firjan

Programas educacionais atendem demandas do Mapa do Desenvolvimento

Assessoria Firjan
15/03/2016 13:06
Programas educacionais atendem demandas do Mapa do Desenvolvimento Imagem: Divulgação Senai Visualizações: 1551

Através do Mapa do Desenvolvimento (2006-2015), os empresários fluminenses apontaram prioridades na área de educação: melhorar a qualidade da educação básica e promover a formação profissional técnica e superior, alinhada aos polos econômicos do estado do Rio. Para contribuir com ações nesse sentido, o Sistema FIRJAN, por meio do SESI e do SENAI Rio, implantou programas educacionais, como o SESI Matemática e o MBA Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, além de criar a Faculdade SENAI Rio.

“As conquistas em qualificação trazidas pelo Mapa, do ensino básico ao superior, são primordiais, porque temos um atraso no país. Então, tudo relativo à educação é urgente para o desenvolvimento do setor produtivo”, destacou o presidente do Simmmerj, Lucenil de Carvalho.

O SESI Matemática foi lançado em 2012 para contribuir com a melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do Ensino Médio. O programa contempla, por exemplo, a formação continuada de professores e a utilização de games online para aumentar a atratividade dos jovens.

Estatísticas internacionais mostram que o desempenho dos alunos brasileiros na disciplina é bastante inferior ao de outros países. Além disso, os industriais chamam a atenção para a falta de raciocínio lógico nos profissionais.

Por isso, o SESI Matemática tem o objetivo de contribuir com a formação de adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais e no preparo para o mercado de trabalho. O programa já capacitou 1.420 professores e beneficiou mais cem mil estudantes de 258 escolas da rede pública e SESI/SENAI. Hoje, são atendidos professores e alunos do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Distrito Federal.

“O SESI Matemática traz um benefício fundamental porque precisamos de pessoas com conhecimento da disciplina para a indústria, que demanda por qualificação”, analisou a presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, Waltraud Keuper.

Além disso, o MBA Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, que começou a ser oferecido em 2009 pelo Sistema FIRJAN, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), forma gestores empreendedores em educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora no ambiente escolar. Já foram capacitados gestores de escolas públicas municipais e estaduais do Rio de Janeiro, da rede SESI e SENAI Rio, de unidades SESI de outros estados e ainda de escolas públicas estaduais de São Paulo.

Educação profissional

Com foco na formação profissional, foi criada em 2014 a Faculdade SENAI Rio. A unidade, localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro, oferece cursos de graduação tecnológica em automação industrial e processos metalúrgicos, além de pós-graduação e extensão nas áreas de Petróleo e Gás, Metalúrgica e Naval, com aulas teóricas e práticas.

Nos últimos anos, também foram inauguradas unidades SENAI, entre elas as de Angra dos Reis, Jacarepaguá, Macaé, São Gonçalo, Três Rios, Volta Redonda, além do SENAI Espaço da Moda Friburgo e as Escolas de Panificação de Campos, Nova Friburgo e Volta Redonda. Atualmente, estão disponíveis 40 unidades fixas e 34 unidades móveis no estado. São 783 cursos atualizados nas modalidades de aprendizagem, iniciação, qualificação, técnico, aperfeiçoamento, graduação tecnológica, pós-graduação e extensão, em 29 segmentos industriais.

Além da teoria da sala de aula, os profissionais formados pelo SENAI passam por prática intensiva em oficinas e laboratórios modernos, que refletem a realidade da indústria atual. Entre os destaques de modernização estão o SENAI FabLab, laboratório de prototipagem; e o uso de simuladores, como o de soldagem.

O Sistema FIRJAN, por meio do SESI/SENAI Rio, também ampliou nos últimos anos a oferta de unidades e de cursos para que os jovens possam cursar o Ensino Médio junto com curso técnico. Entre os cursos técnicos de destaque estão os de Automação, Multimídia e Logística.

Ainda com foco no mercado de trabalho, a Federação divulgou a pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”. O objetivo foi identificar as perspectivas do mercado de trabalho, no que tange à contratação e requisitos de formação educacional para carreiras em empresas industriais brasileiras, tendo como horizonte o ano de 2020; e também fornecer para estudantes, trabalhadores, empresas, instituições de ensino e governos um referencial estratégico para investimentos em educação e formação profissional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23