acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Firjan

Programa “Novo Mercado de Gás”: boas expectativas, aponta Marcio Felix na Casa Firjan

30/04/2019 | 15h23
Programa “Novo Mercado de Gás”: boas expectativas, aponta Marcio Felix na Casa Firjan
Divulgação/Firjan Divulgação/Firjan

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcio Felix, detalhou ao Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan o programa “Novo Mercado de Gás”. Conforme o secretário, a iniciativa busca fomentar no país um mercado mais aberto, dinâmico e competitivo.

 “O programa está fundamentado em quatro pilares: promoção da concorrência; harmonização e aperfeiçoamento da regulação da distribuição; integração com o setor elétrico e com o setor industrial; e eliminação de barreiras tributárias”, apresentou Felix. O “Novo Mercado de Gás” é sucessor do “Gás Para Crescer”.

Uma das medidas já em andamento é a constituição do Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil. O objetivo do órgão é propor medidas de estímulo à concorrência e encaminhar recomendações de diretrizes e aperfeiçoamento de políticas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Felix afirmou que em até 60 dias deve ser apresentado um conjunto de ações para acelerar a abertura do mercado.

A expectativa é positiva, com as declarações alinhadas entre os Ministérios de Minas e Energia e de Economia. Recentemente, o ministro Paulo Guedes anunciou a intenção de reduzir o preço do gás natural pela metade.

A Firjan apoia a iniciativa do governo de diminuir os custos do gás e, assim, tornar o mercado mais competitivo. Para Luiz Césio Caetano, presidente do Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio (Sindisal), os pilares estão de acordo com os anseios dos consumidores de gás natural. “É disso que o mercado precisa: dinamicidade. O caminho apresentado pelo secretário é promissor”, afirmou Caetano, que também é presidente da Firjan Leste Fluminense.

O governo federal também lançou o programa “Abastece Brasil”, pensado para estimular a concorrência e atrair novos investimentos para o setor de combustíveis. A ação substitui o programa “Combustível Brasil”.

Institucional

Núcleos de Trabalho

A agenda dos Núcleos de Trabalho do Conselho está acontecendo desde o início do ano. Dentre os destaques, estão a nota técnica sobre o mercado de gás natural, lançada em fevereiro; a apresentação sobre a evolução das regras da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); e as diretrizes para atuação da Firjan no segmento naval.

Karine Fragoso, assessora do Conselho e diretora-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), lembrou ainda de dois eventos que acontecerão em maio na sede da Firjan. O primeiro, em parceria com a ONIP, em 2/5, às 14h, é o “Sinergia entre Brasil e Singapura e o Mercado de Petróleo e Gás”. O segundo, em 14/5, é o “Um ano do Repetro-Sped: Experiências do mercado de P&G”.

ONIP

Durante a reunião, ocorrida em 25/4, na Casa Firjan, a ONIP também fez o lançamento de sua nova identidade visual. A Organização, que completa 20 anos em 2019, apresenta seu novo posicionamento estratégico para o mercado durante a Offshore Technology Conference – OTC, em Houston (EUA). A feira acontece de 06 a 09 de maio.

A ONIP se coloca como o ambiente de consenso, tratamento e endereçamento dos pleitos industriais aos governos. Para tanto, foram criados três Comitês Integradores: o primeiro para tratar das questões de regulação, o segundo para promover a competitividade e produtividade do encadeamento produtivo de petróleo e gás, e o terceiro, de acesso a mercado, para apresentar ao mercado as oportunidades de investimento e fornecimento de bens e serviços.



Fonte: Redação/Assessoria Firjan
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar