Opinião

Produção industrial deve continuar em queda nos próximos meses, diz professor da FGV

De acordo com o coordenador do CEMAP-EESP-FGV e professor da Escola de Economia da FGV-SP, Emerson Marçal, a queda industrial, anunciada nesta quinta-feira (3) pelo IBGE, está dentro do previsto. Na análise do professor, a baixa produção deve se manter nos próximos meses.

Redação
03/05/2012 17:18
Visualizações: 122
De acordo com o coordenador do CEMAP-EESP-FGV e professor da Escola de Economia da FGV-SP, Emerson Marçal, a queda industrial, anunciada nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está dentro do previsto. “A demanda começou a cair, ou seja, os consumidores passaram a gastar menos e a apreciação do câmbio, que provocou uma maior concorrência com os produtos importados, foram os principais motivos que desencadearam essa queda”.

Para os próximos meses, a tendência é que a queda de produção se mantenha. “Os efeitos dos cortes de juros realizados pelo Banco Central podem ser positivos sobre a atividade ao longo do ano. Enquanto isto não ocorrer, a produção industrial pode continuar caindo. Alguns setores industriais podem reduzir ritmo de contratações ou até mesmo demitirem”.

Vale ressaltar que esse resultado negativo não deve afetar o resultado do PIB. “A indústria contribui com uma parte pequena do PIB, por isso, o resultado agregado sofre influencia pequena da indústria e o PIB deve apresentar um crescimento maior do que a indústria”, afirma Marçal. Ele acredita que o fechamento anual de produção deve apresentar números tímidos. “No final do ano, com os efeitos das reduções de juros sendo sentidos, a indústria pode crescer na casa de 1%. Os estímulos via crédito podem fazer com que algumas categorias de bens duráveis venham a reagir como o setor automobilístico, por exemplo”, finaliza.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.