Redação TN Petróleo, Agência ANP
A ANP divulgou ontem (5/5) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de março de 2025, que traz os dados consolidados da produção nacional. O mês registrou recorde na produção de petróleo e gás no pré-sal, com 3,716 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
Trata-se de um aumento de 5,2% em relação ao mês anterior e de 10,9% se comparada a março de 2024. A produção do pré-sal, que ocorreu por meio de 157 poços, correspondeu, no mês, a 79,8% do total nacional. Separadamente, a produção de petróleo foi de 2,883 milhões de barris por dia (bbl/d) e a de gás natural, de 132,33 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).
Produção total nacional
A produção total (petróleo + gás natural) no país, considerando pré-sal, pós-sal e terra, foi de 4,662 milhões de boe/d.
Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,621 milhões de bbl/d, um aumento de 3,8% na comparação com o mês anterior e de 7,9% em relação ao mesmo mês de 2024.
A produção de gás natural em março foi de 165,53 milhões de m³/d. Houve crescimento de 4,3% frente a fevereiro e de 15,0% na comparação com março de 2024.
Aproveitamento do gás natural
Em março, o aproveitamento de gás natural foi de 96,5%. Foram disponibilizados ao mercado 46,95 milhões de m³/d e a queima foi de 5,77 milhões de m³/d. Houve aumento de 17,5% na queima, em relação ao mês anterior, e de 2,6% na comparação com março de 2024.
O motivo para aumento da queima de gás foi a continuidade do comissionamento da FPSO Almirante Tamandaré, que teve inicio em 15/2.
Origem da produção
No mês, os campos marítimos produziram 97,6% do petróleo e 87,9% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 90,19% do total produzido. A produção teve origem em 6.466 poços, sendo 528 marítimos e 5.938 terrestres.
Campos e instalações
No mês de março, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor, registrando 780,05 mil bbl/d de petróleo e 39,15 milhões de m³/d de gás natural. Já as instalações com maior produção foram a FPSO Sepetiba, no caso do petróleo, com 174.544 bbl/d, e a FPSO Guanabara, para o gás natural, com 11,52 milhões de m³/d. Ambas operam na jazida compartilhada de Mero.
Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás
Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência sobre o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.
Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.
Acesse o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletins/boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural.
Fale Conosco
22