Produção

Produção de petróleo da Petrobras no Brasil mantém-se estável em fevereiro

Volume produzido no pré-sal cresce 6,2 % em fevereiro.

Agência Petrobras
11/04/2016 13:55
Produção de petróleo da Petrobras no Brasil mantém-se estável em fevereiro Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 113

A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil, em fevereiro, foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), mantendo o mesmo patamar alcançado no mês anterior. A estabilidade do volume produzido em relação a janeiro deve-se à continuidade das paradas programadas para manutenção em plataformas.

No mesmo mês, o volume total de petróleo produzido no país, incluídas as demais empresas do setor, foi de 2 milhões 335 bpd, 0,8% inferior a janeiro, conforme divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção média de gás natural da Petrobras no país, excluído o volume liquefeito, foi de 75,4 milhões m³/dia, em fevereiro, 1,8% acima do mês anterior (74,1 milhões m³/dia).

No mesmo mês, a produção total de gás no país, de acordo com a ANP, foi de 97,7 milhões de m³/dia, 0,5% acima da obtida em janeiro.

Produção no pré-sal

No mesmo período, a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal atingiu média diária de 874 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que significou crescimento de 6,2% em relação ao mês anterior (822 mil bpd). No dia 13 de fevereiro a companhia bateu novo recorde diário de produção operada naquela província, com um volume de 954 mil bpd.

Já a produção de petróleo e gás natural operada no pré-sal foi de 1 milhão e 91 mil barris de óleo equivalente por dia (boe), 6,1% acima de janeiro (1,029 milhão boe). Esse volume é um novo recorde mensal, superando o anterior alcançado em dezembro do ano passado (1,090 milhão boed).

Contribuiu para esse resultado a entrada em operação, em fevereiro, do navio-plataforma Cidade de Maricá, instalado na área de Lula Alto, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. Essa unidade , do tipo FPSO (plataforma flutuante que produz, armazena e transfere óleo), tem capacidade de produzir até 150 mil bpd. Ainda em 2016, mais dois grandes sistemas definitivos de produção estão programados para entrar em operação no pré-sal: o projeto Lula Central (FPSO Cidade de Saquarema) e o projeto Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba).

Produção de petróleo e gás

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, em fevereiro, foi de 2,65 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). No Brasil o volume produzido foi de 2,48 milhões de boed, mantendo-se estável em relação a janeiro, que foi de 2,47 milhões de boed. No exterior, a produção foi de 178 mil boed.

Produção de óleo e gás no exterior

No exterior, a produção de petróleo da Petrobras no mês de fevereiro foi de 84 mil bpd, 8,4% abaixo dos 92 mil bpd produzidos no mês anterior. Esse resultado deve-se, principalmente, às paradas para manutenção, já concluídas, das unidades de produção instaladas nos campos de Akpo, na Nigéria, e de Cascade e Chinook, nos EUA.

A produção média de gás natural da Petrobras no exterior foi de 16 milhões m³/d, 3,5% acima dos 15,5 milhões m³/d produzidos no mês anterior. Esse aumento é fruto da conclusão das operações de limpeza nas linhas de produção de Cottonwood, nos EUA, ocorrida em janeiro. Com isso, no mês de fevereiro, a produção de petróleo e gás natural no exterior foi de 178 mil boe, 2,5% abaixo dos 183 mil boed produzidos no mês anterior.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19