Bolívia

Produção da Petrobras será reduzida e faltará gás em uma semana no Brasil

Com infra-estrutura de escoamento e terminais de armazenamento de petróleo controlado por manifestantes, Petrobras não terá onde estocar o óleo que vem associado ao gás na produção boliviana. A solução será reduzir toda a produção de hidrocarbonetos.


09/06/2005 00:00
Visualizações: 360

O diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, admite que a Petrobras terá que reduzir sua produção na Bolívia e que o abastecimento de gás natural no Brasil poderá ser afetado em uma semana.
A redução da produção será necessária em função dos bloqueios a vias de escoamento de combustíveis e a terminais de armazenamento de petróleo feitos pelos manifestantes ligados ao partido Movimiento al Socialismo (MAS), do líder cocalero Evo Morales. Sem poder escoar a produção já armazenada, os terminais não podem receber mais óleo e, portanto, a Petrobras terá que parar de produzir, uma vez que gás natural boliviano é associado ao petróleo, que não terá onde ser estocado. 
Cerveró afirmou, no entanto, que não será necessária uma paralisação total da produção, ainda que o prazo de uma semana seja referente ao período que a Petrobras ainda dispõe para preencher totalmente capacidade de armazenamento de suas instalações na Bolívia.
O executivo negou, entretanto, que instalações da companhia estejam passando por qualquer tipo de perigo e informou que a Petrobras não pretende seguir o exemplo da petroleira espanhola Repsol, que está tirando os funcionários espanhóis de território boliviano. "Nós não estamos fazendo nada disso. Está tudo tranqüilo. Em Santa Cruz (Santa Cruz de la Sierra, cidade onde está instalada a sede da Petrobras na Bolívia) não tem nada", comentou. Segundo Cerveró, a Petrobras Bolívia tem cerca de 2 mil funcionários sendo 30 deles  brasileiros. 
A possibilidade de escasses de gás natural no Brasil já havia sido abordada pelo Ministério das Minas e Energia, que enviou, na noite de quarta-feira (08/06) uma nota oficial informando que o Ministério e as empresas produtoras e distribuidoras de gás natural estão definindo um plano de contingência para o abastecimento de gás natural no país, caso ocorra a interrupção do fornecimento do produto ao Brasil. Segundo a nota, o MME e a Petrobras também estão avaliando sistematicamente a evolução da crise política boliviana e seus efeitos para o Brasil.
As informações foram divulgadas durante a cerimônia de conclusção e entrega da da plataforma P-47, realizada nesta quinta-feira (09/06), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, da governadora Rosinha Matheus, da Ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, da diretoria da companhia e de representantes de trabalhadores e empresariado do setor naval e petroleiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25