Etanol

Principal executivo da Michelin descreve programa brasileiro de etanol como "exemplo para o mundo"

Unica
02/12/2009 12:50
Visualizações: 132

O consolidado programa brasileiro de produção e uso de biocombustíveis foi aclamado como um "exemplo para o mundo" por Michel Rollier, presidente da renomada fabricante de pneus Michelin. As observações foram feitas durante a abertura da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, organizada pela Michelin, que aconteceu no Rio de Janeiro na quarta-feira (25/11/2009). O evento também contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito, Eduardo Paes e de vários prefeitos de grandes cidades da América Latina.



Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a importância do investimento em mobilidade urbana sustentável. "Melhorar a mobilidade é como investir na melhoria da qualidade de vida. Ajudar as pessoas a chegarem em suas casas mais rapidamente depois do trabalho, permite que elas tenham um pouco mais de tempo livre", afirmou. Lula também criticou a falta de investimentos em infraestrutura nas cidades da América Latina e adicionou que os próximos governantes eleitos gastarão muito tempo e recursos para reparar esse erro.



Lula e Rollier lançaram oficialmente a 10ª edição do Challenge Bibendum da Michelin, um evento global que acontecerá na América Latina pela primeira vez em 2010, com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) como uma das patrocinadoras. Um dos maiores eventos do mundo dedicados a futuras tecnologias na mobilidade, o Challenge Bibendum atrai montadoras, empresas de tecnologia automotiva, fornecedores de energia e centros de pesquisa. O evento tem como objetivo disseminar informações sobre os últimos avanços na área de mobilidade, incluindo sustentabilidade, segurança e aspectos ambientais. O Challenge Bibendum vai acontecer no Rio de Janeiro entre o dia 30 de maio e 2 de junho de 2010.



Representando a UNICA no lançamento, o diretor de comunicação corporativa da entidade, Adhemar Altieri, descreveu o Challenge Bibendum como uma ótima oportunidade de exposição global para a realidade energética brasileira: "O Brasil tem uma peça importante do quebra-cabeças da energia, que precisa considerar duas das principais questões da atualidade - aquecimento global e segurança energética. A produção e o uso de etanol é certamente parte da solução para essas duas questões e a fórmula brasileira pode ser adotada por mais de 100 países ao redor do mundo que já cultivam cana-de-açúcar".



Segundo o vice-presidente para sustentabilidade da Michelin, Patrick Oliva, o principal objetivo do Challenge Bibendum é identificar e adaptar novas tecnologias para que possam ser aplicadas de acordo com a realidade de cada país. "Queremos reduzir o ceticismo e assegurar que os participantes entendam o lado positivo das novas tecnologias. Também precisamos aumentar a conscientização entre aqueles que tomam as decisões, para que seja feito bom uso dessas tecnologias", concluiu Oliva.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19