ANP

Primeira edição do NAVE: resultado preliminar será divulgado até 17/4

Startups selecionadas serão conhecidas em maio deste ano.

Assessoria ANP
02/04/2025 01:55
Primeira edição do NAVE: resultado preliminar será divulgado até 17/4 Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 1957

A ANP alterou para até 17/4 a divulgação do resultado preliminar da primeira edição do NAVE, Programa ANP de Empreendedorismo, que é voltado para startups. O prazo para interposição de recursos é de 20 dias corridos após a divulgação do resultado preliminar. O resultado final será publicado em maio de 2025.

Para esta primeira edição do programa, foram validadas 262 do total de 331 inscrições, de 215 empresas localizadas em 18 estados, nas cinco regiões brasileiras. Ao todo, 85% dos desafios – 57 dos 67 previstos – receberam propostas.

Primeira edição do NAVE em números:

- 262 inscrições válidas, 85% dos desafios (57 de 67) com propostas válidas;

- 215 empresas inscritas, localizadas em 18 estados, nas cinco regiões brasileiras;

- O macrotema "M3 - Tecnologias em transformação digital" registrou o maior número de inscrições válidas (104), seguido do macrotema "M2 - Tecnologias para segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas" (53).

Saiba mais sobre o NAVE ANP - Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) existente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

O NAVE tem como objetivos: fomentar startups e novos modelos de negócios, estimular o empreendedorismo, promover a inovação para desafios comuns do setor de energia, incentivar empresas da cadeia fornecedora, desenvolver tecnologia em temas prioritários e induzir a cooperação entre ICTs e startups.

As oito empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

O NAVE está previsto como um programa de empreendedorismo na Resolução ANP nº 918/2023. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) é o gestor administrativo e financeiro do programa.

Saiba mais sobre o programa: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave-1

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23