Renováveis

Premiê luso investe em rede de carga para carro elétrico

O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou nesta terça-feira a antecipação, para meados de 2011, da rede nacional de carregamento para veículos elétricos, e destacou que, com isso, Portugal será o único país do mundo a ter uma rede nacional, integrada e de gestão centralizada

Agência Lusa
09/12/2009 09:50
Visualizações: 847
O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou nesta terça-feira a antecipação, para meados de 2011, da rede nacional de carregamento para veículos elétricos, e destacou que, com isso, Portugal será o único país do mundo a ter uma rede nacional, integrada e de gestão centralizada.
 

"Portugal deseja ser o único país do mundo, muito em breve, a ter, não uma rede local de abastecimento ou de carregamento, não uma rede numa cidade, mas uma rede verdadeiramente nacional, que abranja todo o território nacional", afirmou o premiê na cerimônia de anúncio da localização da fábrica de baterias da Nissan, que será construída em Cacia, Aveiro.
 

Após lembrar que o governo pretendia erguer esta rede de abastecimento até o final de 2011, Sócrates anunciou a antecipação da concretização do projeto "até meados" deste mesmo ano.
 

"Quando chegarem os próximos carros elétricos de todos os fabricantes, Portugal estará em condições de oferecer aos consumidores não apenas um preço competitivo, mas também uma rede nacional de carregamento", destacou.
 

O governante ressaltou, no entanto, que o país não será apenas pioneiro por ter uma rede nacional de abastecimento, mas também porque esta será integrada e terá uma gestão centralizada.
 

Ou seja, todos os consumidores, independentemente de seu provedor de eletricidade, terão acesso à rede, explicou o chefe do Executivo português.
 

Estímulos estatais
 

Sócrates explicou que a intenção do país é estar na "linha da frente" no que diz respeito ao desenvolvimento, produção e divulgação do carro elétrico, e lembrou ainda o sistema de incentivos estatais criados para os consumidores.
 

"Desde o início que Portugal apostou no carro elétrico, porque sempre viu no carro elétrico uma possibilidade de Portugal se afirmar na linha da frente de uma das áreas da energia que vai sofrer, nos próximos anos, um processo de pesquisa e desenvolvimento, que vai certamente conduzir à sua afirmação na mobilidade sustentável em todo o mundo", ressaltou.
 

No discurso, o premiê expressou satisfação com a decisão da Renault/Nissan de construir uma nova fábrica de baterias para carros elétricos em Aveiro, por considerar que se trata de um "investimento estratégico", não só pelo volume de investimento e pelo número de postos de trabalho que serão gerados, mas também pela aposta nas exportações e em um "momento de mudança na nossa economia".
 

"É a chegada de uma economia mais verde e mais sustentada nas energias renováveis", disse, para, em seguida, prometer que o Estado português continuará sendo parceiro da Renault/Nissan nesta "aventura empresarial".
 

Sócrates aproveitou a ocasião para fazer uma referência à Cúpula de Copenhague, e disse que tem a "maior expectativa" que, do encontro, saia "um acordo político claro relativamente à redução de emissões em todo o mundo e também àquilo que deve ser a justa distribuição de recursos e o financiamento de algumas economias para mudarem o paradigma econômico".
 

"Se o acordo se fizer, será um incentivo à aposta nas renováveis", referiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.