Firjan

Preço do gás natural está em desacordo com o atual momento de crise

O grande problema do gás natural no Brasil, no momento, é o preço elevado diante do cenário de desaceleração econômica mundial, disse ontem (16), no Rio, o presidente do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Armando Guedes Coelho.

Agência Brasil
17/12/2008 11:28
Visualizações: 251

O grande problema do gás natural no Brasil, no momento, é o preço elevado diante do cenário de desaceleração econômica mundial, disse ontem (16),  no Rio, o presidente do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Armando Guedes Coelho.

 

Ele informou que a Petrobras deverá apresentar até o final do ano, em caráter de urgência, resposta ao documento encaminhado pela Firjan ao governo fluminense e às distribuidoras de gás pedindo adequação dos preços atuais à nova realidade econômica.

 

O processo em vigor prevê que os preços tivessem acréscimos futuros. “E isso está acontecendo exatamente no período que está na contramão da economia”, analisou Armando Guedes Coelho. Ele  revelou que o processo que se acha em discussão na Petrobras é de “tentativa de congelamento dos preços do gás natural, pelo menos até uma parte do ano que vem”.

 

A idéia é  que a fórmula de cálculo das tarifas do gás natural seja alterada, visando  a “dar um mínimo de equilíbrio, um mínimo de ajuste a essa área, de forma tal que as empresas possam conviver com essa questão, que é muito complicada”.


 

Segundo estudo da Firjan, divulgado no mês passado, a indústria do Rio de Janeiro estaria sendo afetada de forma negativa pelos sucessivos reajustes desse insumo praticados em plena crise pela estatal.

 

Pelas contas do governo, o gás vai subir em torno de 17% no Rio de Janeiro até novembro de 2009. Em novembro passado, já foi aplicado reajuste de 6,03%. E um novo reajuste, de  6,28%, estaria previsto para ocorrer em  fevereiro próximo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20