Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
A PPSA promove nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, o Fórum Técnico 2025, um encontro inédito entre os CEOs das principais petroleiras que atuam no Brasil para debater o cenário atual e os desafios futuros da indústria de óleo e gás. O evento acontece no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O evento está dividido em dois blocos. A abertura fica a cargo do Diretor-Presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, e do Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Renato Dutra. Na sequência, a Diretora Técnica da PPSA, Tabita Loureiro, apresenta o estudo anual da empresa, com projeções de produção de petróleo e de gás natural dos contratos de partilha e da parcela da União para os próximos dez anos, além das estimativas de investimentos do setor e de arrecadação para os cofres públicos. Em seguida, o Superintendente de Comercialização, Guilherme França, faz o lançamento do 6º Leilão de Petróleo da União, que será realizado em 2026.
O segundo bloco é dedicado ao debate com CEOs. O primeiro painel, moderado pelo Diretor de Finanças e Comercialização da PPSA, Samir Awad, tem como tema "Geopolítica, Preços e Transição Energética: os desafios do futuro da indústria de óleo e gás". Participam do painel Shira Paulson, Country Manager da bp Brasil; Suhana Sidik, Country Head da Petronas Brasil; Cristiano Pinto da Costa, Presidente da Shell Brasil; Olivier Bahabanian, Diretor-Geral da TotalEnergies Brasil; e Angélica Laureano, Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras.
Em seguida, o painel "Liderança global em águas brasileiras: o primeiro óleo de Bacalhau" apresenta a trajetória do início da produção do primeiro campo operado por uma empresa estrangeira no Brasil, sob a perspectiva dos CEOs das companhias que integram os consórcios. Com a mediação do Diretor de Gestão de Contratos da PPSA, Evamar Santos, o painel conta com a participação de Verônica Coelho, Presidente da Equinor Brasil; Alberto Ferrin, Presidente da ExxonMobil; Paula Pereira da Silva, Presidente da Galp; e Luis Fernando Paroli.
Confira a programação do evento:
8h – 8h30: Credenciamento
9h – 9h10: Boas-vindas – Luis Fernando Paroli (Diretor-Presidente da PPSA)
9h10 – 9h30: Palestra de Abertura – Renato Dutra (Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia)
9h30 – 10h: Apresentação do Estudo "Estimativas de resultados nos contratos de partilha de produção" – Tabita Loureiro (Diretora Técnica da PPSA)
10h – 10h20: Estratégias de comercialização das parcelas de petróleo e gás natural da União – Guilherme França (Superintendente de Comercialização de Petróleo da PPSA)
10h20 – 10h40: Coffee Break
10h40 – 11h30: Painel 1 – Geopolítica, Preços e Transição Energética: Os desafios do futuro da indústria de óleo e gás
Moderador: Samir Awad (Diretor de Comercialização da PPSA)
· Shira Paulson (Country Manager BP)
· Cristiano Pinto da Costa (Presidente da Shell Brasil)
· Suhana Sidik (Country Head da Petronas Brasil)
· Olivier Bahabanian (Diretor-Geral da Total Energies Brasil)
· Angélica Laureano (Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras)
11h30 -12h30: Painel 2 – Liderança global em águas brasileiras: o primeiro óleo de bacalhau
Moderador: Evamar Santos, Diretor de Gestão de Contratos da PPSA
· Luis Fernando Paroli (Diretor-Presidente da PPSA)
· Paula Pereira da Silva (CEO Galp)
· Alberto Ferrin (CEO ExxonMobil)
· Verônica Coelho (CEO Equinor)
Fale Conosco