Tupi

Potencial é de até 8 bilhões de barris

Agência Estado
25/10/2010 11:03
Visualizações: 120
A perfuração do nono poço do bloco BM-S-11, em águas profundas da Bacia de Santos, na área de Tupi, confirmou o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área, estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo equivalente. A Galp Energia, de Portugal, que tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, repassou a informação à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM). A Petrobras é a operadora do consórcio, com 65% de participação e a BG Group tem 25%.


Segundo comunicado da Galp, o poço comprovou que a acumulação de petróleo se estende até ao extremo Sul da área do plano de avaliação de Tupi e também que a espessura do reservatório com petróleo chega a cerca de 128 metros, o que, de acordo com a empresa, reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área.


''Além do grande volume recuperável estimado, o petróleo do Tupi tem uma densidade de 28º API, o que lhe confere excelente valor comercial'', informa o comunicado.


Conforme a empresa, a declaração de comercialidade está prevista para 31 de dezembro de 2010, sendo que, até lá, serão perfurados dois poços de delimitação. O novo poço, informalmente conhecido como Tupi SW, foi perfurado em lâmina de água de 2.152 metros, a cerca de 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 11 km a Sudoeste do poço Tupi Sul, onde é realizado o teste de longa duração nos reservatórios do pré-sal na Bacia de Santos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20