acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Brasil/Alemanha

“Potencial de Empregos Gerados na Área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 até 2030", é lançado pelo MME

21/03/2019 | 16h10

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança nesta quinta-feira, 21, às 14h, um estudo inédito sobre o mercado de trabalho na área de eficiência energética. O documento, intitulado “Potencial de Empregos Gerados na Área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 até 2030”, integra o projeto Sistemas de Energia do Futuro, fruto de acordo de cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha, mais especificamente a Agência de Cooperação Alemã – GIZ. O documento tem como objetivo principal, estruturar, gerar e apresentar informações sobre a quantidade de empregos existentes hoje na área de eficiência energética no Brasil, bem como projetar o potencial de geração de empregos nessa área, até o ano de 2030.

Uma das metas a serem atingidas pelo Brasil, estabelecidas no Acordo de Paris em 2015 é alcançar 10% de ganhos em eficiência energética no setor elétrico até 2030. Ao desenvolver esforços para atingir esta meta, o setor de eficiência energética tende a se expandir, gerando oportunidades para qualificação profissional e novos empregos.

A realização deste estudo mostra que, para atingir a meta do Acordo de Paris, o Brasil precisará ter cinco vezes mais pessoas trabalhando diretamente em eficiência energética em 2030, se comparado aos dias atuais. Este dado reforça a constatação de que o setor tende a crescer muito nos próximos anos e que profissionais que se qualificarem para atuar nesse ramo terão melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O lançamento será realizado no auditório térreo do MME, seguido de debate sobre o tema. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do secretário da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Reive Barros, do embaixador alemão, Georg Witschel, e demais autoridades representando outros segmentos do setor.

Projeto Sistemas de Energia do Futuro

Este projeto é uma cooperação entre o MME e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da GIZ, no âmbito da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo principal é apoiar a melhor integração das energias renováveis e eficiência energética no sistema brasileiro de energia. Para tanto, também conta com a parceria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outras instituições dos setores de energia e educação.



Fonte: Redação/Assessoria MME
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar