Distribuição

Postos sem bandeira prejudicam vendas da BR

Valor Econômico
22/08/2006 03:00
Visualizações: 165

A BR Distribuidora, subsidiária de distribuição de combustíveis da Petrobras, registrou uma perda de 1,8% no seu volume de vendas de combustíveis no primeiro semestre deste ano, embora o consumo geral tenha subido 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. "Estamos trabalhando para recuperar esses volumes", disse a presidente da companhia, Maria das Graças Foster. Conforme a executiva, o segundo semestre é historicamente mais aquecido, especialmente a partir de agosto.

Um dos fatores para essa redução nas vendas, disse ela, foi o aumento do consumo de gás natural pelas indústrias, em substituição ao óleo combustível, derivado vendido pela BR. O gás natural é comercializado por distribuidoras estaduais de gás, como a Comgás e a Ceg, sem a participação da BR. "Hoje as distribuidoras estaduais são as grandes concorrentes da Petrobras", afirmou. No primeiro semestre, a venda de óleo combustível pela BR caiu 9,4%.

Outra razão para a perda nas vendas da estatal é o número elevado de postos bandeira branca no país, que já somam 11 mil unidades. Por outro lado, a BR tem 6.769 postos no país.

"Não acho muito positivo um número tão grande de distribuidores", disse. Na opinião da executiva, os preços praticados pelos distribuidores sem bandeira são mais baixos e, portanto, atraem mais consumidores - embora a qualidade do combustível vendido possa ser inferior ao de distribuidoras bandeiradas.

"Muitas distribuidoras são capazes de práticas positivas, mas sei o quanto custa entrar na posição de revenda", disse a executiva, fazendo menção aos investimentos com atendimento, higiene e segurança, por exemplo. "Não consigo entender como eles (revendedores) conseguem fazer isso", disse.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20