<P>O Porto de Santos deverá ser o primeiro complexo do continente a contar com portêineres (pórticos sobre rodas de cais) capazes de movimentar simultaneamente quatro cofres e atingir a 19ª fileira do navio. Da linha super pós-panamax, os aparelhos só existem nos terminais portuários de Dubai...
A Tribuna - SPO Porto de Santos deverá ser o primeiro complexo do continente a contar com portêineres (pórticos sobre rodas de cais) capazes de movimentar simultaneamente quatro cofres e atingir a 19ª fileira do navio. Da linha super pós-panamax, os aparelhos só existem nos terminais portuários de Dubai, nos Emirados Árabes.
Ao todo, serão seis portêineres, previstos para chegar ao Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá), entre o final do próximo ano e o começo de 2010. A atração deste aparelhos se dará, principalmente, por conta da possibilidade do aprofundamento do canal de navegação, que permitirá a vinda de navios de grande porte ao cais.
Cada um deles custará à Santos Brasil, arrendatária do Tecon, US$ 8,5 milhões. Ao todo, a operadora contará com 17 do gênero no porto.
O anúncio deles foi feito pelo diretor operacional da empresa, Antonio Carlos Sepulveda. Ele já havia adiantado a A Tribuna. em agosto do ano passado, a aquisição de três portêineres do tipo, que atenderão aos maiores navios em atividade no planeta atualmente.
Agora, revelou o executivo, a empresa adquiriu mais três. Nós tínhamos prioridade de compra e decidimos aproveitar. De certa forma, é uma resposta ao estímulo da Codesp e da Secretaria Especial de Portos (SEP) às boas notícias de que a dragagem de aprofundamento do Canal do Estuário vai acontecer efetivamente, destacou o empresário.
Os portêineres serão capazes de transportar entre navio e pátio até quatro contêineres de 20 pés ou dois de 40 pés, cheios ou não. Além disso, a estrutura do guindaste permite alcançar até a 19ª fileira de largura da embarcação.
Este tipo de equipamento é ideal para portos que recebem cargueiros com capacidade de transporte de aproximadamente 10 mil teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Atualmente, o Porto de Santos tem como maior frequentador o Aliança Mauá, com potencial de transportar até 5.500 teus.
Com cabos de aço duplo para carregar as caixas de ferro, cada portêiner permite um dobrar o número de movimentos por hora no terminal. Os guindastes existentes hoje fazem entre 20 e 25 movimentos, enquanto os novos vão fazer, no mínimo, 40.
Como resultado da incorporação destes aparelhos, Sepulveda espera que a capacidade operacional do Tecon possa chegar a 2 milhões de teus por ano. Ano passado, o possível era 1,350 milhão de teus e, este ano, 1,5 milhão. Em 2015, a expectativa é que a capacidade seja de 3 milhões de teus.
EXPANSÃO
Os novos portêineres vão equipar as alas 3 e 4 do Tecon, segundo o diretor operacional da Santos Brasil. A quarta área ainda está em construção e deve ficar pronta entre o final deste ano e o começo do próximo.
Ainda sem os aparelhos, mas em virtude da aquisição deles, a Santos Brasil implantou um novo sistema de gerenciamento de pátio, o Navis. Com isso, a empresa conseguirá otimizar as operações e espalhar todos os seus guindastes entre os quase 1,3 quilômetro de cais.
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