Porto de Santos

Porto terá novo pátio de caminhões

<P>A Codesp irá disponibilizar um estacionamento de caminhões dentro do Porto de Santos para os terminais graneleiros do Corredor de Exportação, na Ponta da Praia. As empresas beneficiadas serão ADM, Caramuru e Coimbra. Com 6 mil metros quadrados, a área fica em frente ao Armazém 25 do porto,...

A Tribuna - SP
19/03/2007 00:00
Visualizações: 349 (0) (0) (0) (0)

A Codesp irá disponibilizar um estacionamento de caminhões dentro do Porto de Santos para os terminais graneleiros do Corredor de Exportação, na Ponta da Praia. As empresas beneficiadas serão ADM, Caramuru e Coimbra. Com 6 mil metros quadrados, a área fica em frente ao Armazém 25 do porto, na região de Outeirinhos, onde funciona o Terminal de Passageiros do complexo.

A medida, anunciada na última semana pelo diretor de Infra-estrutura e Serviços da Autoridade Portuária, Arnaldo de Oliveira Barreto, irá dar maior fôlego para o complexo atender as carretas que chegam à região, trazendo a produção agrícola para exportação. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, os embarques de grãos são intensificados no período que começa esta semana e vai até o mês de outubro.

O estacionamento proposto pela Docas terá 47 vagas estáticas, mas com um giro diário de até cinco vezes receberá até 235 carretas por dia. O pátio poderá ser utilizado como ‘‘pulmõe’’ pelos terminais já a partir de amanhã.

A área será administrada pelas instalações graneleiras da Ponta da Praia, mas só até o início da próxima temporada de transatlânticos, que deverá começar entre outubro e novembro próximos. Com o retorno dos navios de cruzeiros (que coincide com o período de menor movimento nos embarques agrícolas), o espaço passa a receber os veículos e ônibus que trazem passageiros à Cidade (como já ocorreu nesta temporada).

A titularidade do estacionamento, no entanto, permanecerá com a Codesp. Enquanto a gestão for dos terminais, caberá às empresas arcar com a vigilância, a segurança e a iluminação da área.

Na última quinta-feira, a Docas iniciou pequenas intervenções para dotar o local de mais um sanitário. Com a alteração, serão dois, um feminino e outro masculino, um antigo pleito dos caminhoneiros, que reclamam da falta de banheiros na zona portuária.

Com as novas vagas, no entanto, os terminais de granéis do Corredor de Exportação terão reduzidos os espaços que hoje utilizam no terreno do antigo Lloydbrati, na Avenida Governador Mário Covas, também na Ponta da Praia.

Segundo Barreto, até hoje os terminais contavam com 30% das 90 vagas ali existentes — o restante é ocupado pelos caminhões que transportam contêineres.

A partir de amanhã a ADM, a Caramuru e a Coimbra terão, juntas, direito à 15% — 13,5 vagas em média, ante as 27 atuais.

Os 85% restantes do Lloydbrati serão ocupados pelas carretas que movimentam produtos para a Libra Terminais. Essa divisão já foi incorporada ao regramento viário do porto, ferramenta lançada pela Codesp no ano passado para disciplinar a ocupação dos espaços públicos por veículos de carga no porto, especialmente durante o período de pico dos embarques da safra.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22