O Porto de Santos receberá hoje o maior navio de sua história, o MSC Laura, capaz de transportar 6.750 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Mas, devido aos limites de profundidade do complexo, a embarcação não utilizará sua plena
A Tribuna - SPO Porto de Santos receberá hoje o maior navio de sua história, o MSC Laura, capaz de transportar 6.750 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Mas, devido aos limites de profundidade do complexo, a embarcação não utilizará sua plena carga.
O Laura ocupará o primeiro lugar em todos os quesitos entre os navios que já escalaram na região. Analisando apenas a capacidade de transporte, por enquanto(até a chegada da embarcação), a hegemonia é do Rio de La Plata, da Hamburg-Süd, que pode receber até 5.900 TEUs.
Construído em 2002, o MSC Laura será o primeiro cargueiro a bater a marca dos 300 metros de comprimento no cais. Até agora, o maior em extensão foi o Maersk Beaumont, com 294,1 metros e capaz de levar 4.196 TEUs.
Em Santos, o MSC Laura não usufruirá de sua capacidade de carga total pois, para carregar 6.750 TEUs, teria de navegar com seu calado máximo, de 14,5 metros(distânciadalinhad'água até a base do casco). Mas a profundidade do Canal do Estuário é de 13,3 metros, conforme homologado pela Marinha. E mais: por medida de segurança, os porta-contêineres que vêm ao complexo só podem navegar com 12,5 metros decalado.
OPERAÇÃO
De acordo com o assessor da diretoria da Praticagem de Santos (órgão que reúne os profissionais que orientam as manobras dos navios no Porto de Santos), Marcos Jorge Matusevicius, embora o MSC Laura seja o maior navio a chegar no complexo, não deverá haver qualquer diferença para navegar pelo estuário e atracar no Terminal de Contêineres (Tecon), em Guarujá.
Segundo Matusevicius, os associados à Praticagem estão acostumados com grandes embarcações. Porém, para esses navios, são designados os profissionais mais experientes, os práticos plenos. "Os 11 praticantes de prático que estão sendo qualificados em Santos só poderão chegar a comandar um navio como o MSC Laura após dois anos".
PORTÊINERES
O Laura será o primeiro navio a utilizar plenamente os novos portêineres do Tecon, recém-entregues à operadora Santos-Brasil, embora a empresa não tenha confirmado. Os equipamentos podem alcançar até a 19ª fileira da embarcação. No caso, o MSC Laura tem 17 fileiras. A lança dos portêineres mais antigos só consegue atingir até a 15ª fileira.
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