Rio de Janeiro

PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha e reforça compromisso com o desenvolvimento integrado da região portuária

Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
23/05/2025 11:25
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha e reforça compromisso com o desenvolvimento integrado da região portuária Imagem: Divulgação Visualizações: 3767

A PortosRio marcou presença no IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha, realizado no último dia 21 no Novotel Porto Atlântico, como patrocinadora institucional do evento e participante da mesa de abertura. Considerado o principal encontro voltado à discussão do futuro da região portuária do Rio de Janeiro, o Fórum reuniu líderes do poder público, da iniciativa privada, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil para debater desafios e propor soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano, econômico e social da área. 

A mesa "O Futuro da Região Portuária" contou com a participação do diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, ao lado de Tetsu Koike, diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mario Meira, diretor financeiro do Sindoperj, e André de Seixas, diretor-presidente da Logística Brasil. A mediação foi conduzida por Eduardo Miguez, gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio. 

Durante o painel, Francisco Martins destacou o papel estratégico do Porto do Rio e defendeu a convivência harmônica entre a operação portuária e o crescimento urbano. "O Porto do Rio tem alternativas reais de expansão, como os conceitos do Porto Península e do Porto Ilha, e estamos conduzindo estudos em parceria com a FGV para planejar esse crescimento. Ao mesmo tempo, acompanhamos com entusiasmo a revitalização do entorno e acreditamos que o desenvolvimento urbano e o uso logístico podem caminhar juntos, desde que respeitadas as especificidades operacionais. Porto é porto — e continuará sendo um ativo estratégico para o Rio de Janeiro", afirmou. 

Promovido pelo Clube Empreendedor Brasil, em parceria com o Distrito Empresarial do Porto, o Fórum teve como propósito fomentar a articulação entre diferentes setores para consolidar o Porto Maravilha como um novo polo residencial, corporativo e de inovação da cidade. A programação abordou temas como sustentabilidade, habitação, segurança, cultura, inclusão social, infraestrutura, economia criativa, tecnologia e integração porto-cidade.  

Mais do que um território histórico, a região portuária é hoje um dos principais centros de investimento do Rio de Janeiro. O Fórum reafirmou o compromisso coletivo com sua transformação em um ambiente urbano dinâmico, diverso e conectado com as vocações econômicas e sociais do município. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
17/05/26
Mulheres na indústria
Elas Navegam: Norsul lança campanha para apoiar o retorn...
16/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Resultado
Porto de Imbituba movimenta mais de 2,65 milhões de tone...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Oportunidade
Os cursos incluem áreas de alta empregabilidade e das ma...
22/04/26
Construçao Naval
Usiminas fornece aço para fragatas da Marinha do Brasil
22/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23