Ação é a maior já realizada na região e vai acontecer no terminal de contêineres da Santos Brasil.
Redação/AssessoriaO Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), realiza hoje o maior exercício simulado de combate a incêndio já realizado na região. A ação acontece no terminal de contêineres da Santos Brasil (Tecon Santos), localizado na margem esquerda do complexo Santista. O objetivo da operação é avaliar o tempo de resposta a situações de emergência, com combate a incêndio, evacuação de áreas e atendimento a feridos. Os resultados do teste serão avaliados por apuração das anotações dos observadores que participarem do evento.
O exercício simula um vazamento de produto tóxico com princípio de incêndio, com retirada de contêiner para evitar propagação do fogo e resgate a feridos. Haverá o chamado ao Corpo de Bombeiros ao mesmo tempo em que o PAM será mobilizado. O acidente será combatido pela embarcação Governador Fleury, que capta água do mar. Cerca de 250 pessoas estarão envolvidas diretamente e aproximadamente mil sensibilizadas nesta ação. Participarão do simulado representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama, Cetesb, Prefeituras, Antaq, Receita Federal, Polícia Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica.
O PAM é uma organização que reúne a Autoridade Portuária, terminais e entidades públicas como Prefeituras, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais para atendimento a ocorrências de emergência que possam acarretar danos às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. Os membros do Plano reúnem-se mensalmente para debater e avaliar sua atuação.
Para melhor atendimento a acidentes, o Porto de Santos foi dividido em sete áreas, de acordo com a localização geográfica e tipos de carga. O objetivo é que as ações aconteçam de forma coordenada, de acordo com a proximidade entre os terminais e tipo de carga, facilitando a definição das melhores estratégias para a solução de problemas advindos de acidentes.
O PAM do Porto de Santos avalia a performance dos terminais na prevenção de acidentes. A entidade também está realizando a classificação dos brigadistas, de acordo com o treinamento recebido, para agilizar o encaminhamento conforme cada situação de emergência. Outra medida adotada é a padronização dos registros de materiais e ações, com objetivo de ter a quantidade exata de material e recursos humanos utilizados e a eficácia da utilização.
Fale Conosco
21