A partir de março de 2011, o Porto Itapoá, localizado na cidade homônima em Santa Catarina, deve entrar em operação. Inaugurado no dia 22 de dezembro de 2010, a movimentação não pôde ser iniciada no terminal devido às obras da Rodovia SC-415, que estão atrasadas. É por ela que os caminhões carregados com contêineres vão escoar a movimentação do porto.
Com investimento de R$ 475 milhões, a estimativa é que 30 navios atraquem por mês, em média, e sejam movimentados cerca de 120 mil contêineres, totalizando R$ 100 milhões no primeiro ano de operação.
O cais conta com 630 metros de comprimento e 43 de largura. “É um porto extremamente moderno, com equipamentos de última geração. O cais aliado à profundidade de 16 metros vai permitir com que navios maiores aportem, o que vai melhorar o escoamento na região norte do estado”, observa Euclésio da Silva, vice-presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) e também presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissária de Despachos do Estado de Santa Catarina (Sindasc).
De acordo com a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, existem atualmente no Brasil 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desses, 18 são operados pelos governos estaduais e municipais. Há ainda outros 42 terminais de uso privativo, como é o caso do Porto Itapoá, e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Com o início das atividades do porto em Itapoá, o vice-presidente da Fenamar acredita que a movimentação no estado crescerá de forma mais organizada. “Será possível distribuir melhor as cargas entre os portos e a expectativa é atrair navios que antes só podiam atracar em São Paulo”, acredita.