<P>O secretário de Infra-Estrutura e Logística do RS, Daniel Andrade, assinou, na segunda-feira (10), durante almoço no Centro de Navegação Rio-grandense (Centronave), em Rio Grande, a autorização para o encaminhamento a Central de Licitações do Estado (Celic) dos editais para a dragagem de...
Cassiano VianaO secretário de Infra-Estrutura e Logística do RS, Daniel Andrade, assinou, na segunda-feira (10), durante almoço no Centro de Navegação Rio-grandense (Centronave), em Rio Grande, a autorização para o encaminhamento a Central de Licitações do Estado (Celic) dos editais para a dragagem de manutenção continuada, por um período de cinco anos, do canal de acesso ao Porto do Rio Grande e das hidrovias que ligam o porto rio-grandino ao Porto de Porto Alegre. Além disso, disso o secretário assinou a passagem da administração do aeroporto do Rio Grande para a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg).
Conforme o secretário, o Governo do Estado está empenhado em tornar as hidrovias mais eficientes e eficazes, com investimentos em dragagem e sinalização dos canais. Esta é uma antiga reivindicação do setor portuário e vai ser o primeiro passo para aumentar a utilização da hidrovia que oferece um transporte mais seguro, com menor impacto ambiental e baixo custo, fortalecendo desta forma o multimodalismo do porto rio-grandino, disse Andrade. A dragagem de manutenção continuada terá um custo de R$ 60 milhões oriundo dos recursos do Porto do Rio Grande que estão no Caixa Único do Estado.
Na ocasião, o secretário também assinou a portaria de acordo de gestão entre o Departamento Aeroportuário do Estado e a Suprg para manutenção, vigilância e melhorias no aeroporto de Rio Grande. A idéia é trazer mais segurança ao aeroporto de Rio Grande, investindo em sua infra-estrutura, principalmente na sinalização noturna, possibilitando o retorno dos vôos à noite no Município, afirmou Andrade.
Entre os usuários do aeroporto de Rio Grande, 98% são de pessoas ligadas aos negócios portuários. A co-gestão, assinada hoje, será fundamental para o desenvolvimento do local, que contará apoio operacional Suprg.
Fonte: Porto em Notícias
Fale Conosco