Ceará

Porto do Pecém já pode escoar carne para Rússia

A carne brasileira ganha mais um portão de saída para o mercado consumidor da Rússia. O Porto do Pecém recebeu aprovação do Ministério da Agricultura para uso de sua Câmara de Inspeção Animal em apoio às exportaç&oti

Diário do Nordeste
18/02/2011 07:10
Visualizações: 921
A carne brasileira ganha mais um portão de saída para o mercado consumidor da Rússia. O Porto do Pecém recebeu aprovação do Ministério da Agricultura para uso de sua Câmara de Inspeção Animal em apoio às exportações de carne para o mercado russo.
 

Segundo o diretor comercial da CearáPortos, Mário Lima, foi feito um investimento de R$ 2 milhões para equipar a câmara com piso e pintura especiais, bancada de exame, balanças automáticas, termômetros especiais, instrumento de coleta de amostra e de análise de material.
 

"A Rússia tem exigências maiores do que os outros países", explica Lima. "A carne, hoje, é exportada obedecendo a padrões nacionais, lacrada, higienizada e vai para contêineres frigoríficos, viajam por via terrestre até o Pecém. Mas o mercado russo exige que a inspeção seja feita antes de embarcar".
 

"O Pecém conta com linhas de navegação regulares, ou seja, com frequência semanal para norte da Europa com conexão para o leste europeu, particularmente a Rússia", diz Lima.
 

Ele projeta um crescimento de 50% nas exportação de carne pelo Pecém em 2011.
 

O Centro-Oeste brasileiro é grande exportador de carne bovina e o Pecém está sendo apontado como a grande via de escoamento da produção. Estima-se em 30.000 toneladas a expectativa de exportação de carnes para o ano de 2011, incluindo os mercados da China, Mediterrâneo e Europa, além da Rússia.
 

Em 2010, as exportações de carnes pelo porto do Pecém totalizaram 16,8 milhões de quilos, gerando receita de US$ 64 milhões. Pelo Pecém, foram realizadas exportações de carne bovina para 23 países. Israel foi o destino mais utilizado, com quatro milhões de quilos, seguindo-se o Egito com 3,3 milhões, Irã com 2,9 milhões, Argélia com 1,8 e Hong Kong com 985 mil quilos. 
 

O produto é proveniente de vários estados brasileiros, com destaque para Tocantins, que exportou nove milhões de quilos. O Pará contribuiu com seis milhões de quilos e São Paulo com 399 mil.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.