acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Encontro

Porto do Açu recebe pela primeira vez encontro da Associação de Terminais Portuários Privados

14/08/2018 | 21h43
Porto do Açu recebe pela primeira vez encontro da Associação de Terminais Portuários Privados
Cortesia Porto do Açu Cortesia Porto do Açu

Rio Oil & Gas 2018

Mais de 20 membros da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se reuniram pela primeira vez no Porto do Açu, no Norte Fluminense, para discutir assuntos de relevância para o setor. O encontro contou com representantes dos mais importantes portos privados do Brasil, como Itapoá, Pontal, Portocel e Portonave, além de ArcelorMittal, Braskem, Gerdau, Hidrovias do Brasil, Samarco, Ternium, Transpetro, Usiminas e Vale. O grupo, representado pela associação, responde por 60% do total de cargas movimentadas nos portos brasileiros em 2017 e gera, atualmente, 47 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a infraestrutura portuária do Brasil já está em pleno funcionamento, mas a intermodalidade para escoamento da produção ainda é um gargalo e uma das principais pautas de discussão do setor: “Os nossos números provam que o setor portuário precisa ser reconhecido como estratégico para a recuperação da economia brasileira. Para isso, é imprescindível o investimento robusto em acessibilidade, que otimize a conexão entre os portos e as empresas que exploram suas instalações”, ressaltou.

Durante a visita ao Complexo Portuário do Açu, os membros da ATP conheceram o Terminal de Minério de Ferro, o Terminal Multicargas (T-MULT) e a área onde ficam instaladas as empresas clientes da Porto do Açu. O grupo ainda realizou uma visita técnica de lancha ao longo do Terminal 2 (T2 – Onshore) e pode acompanhar, no Terminal de Petróleo (T-OIL), a atracação do 4º navio classe VLCC (Very Large Crude Carrier) recebido pela Açu Petróleo, um dos maiores do mundo.

Para o gerente de Relações Institucionais da Porto do Açu, Caio Cunha, promover o encontro da ATP no Complexo Portuário foi importante para apresentar o Porto do Açu aos maiores terminais privados do país e para fomentar uma troca de boas práticas e parcerias estratégicas: “É com muita satisfação que recebemos a ATP no Porto do Açu. Tivemos a oportunidade de mostrar toda a nossa infraestrutura, os terminais em operação e os projetos em desenvolvimento. A sinergia entre nós, membros da associação, é fundamental para que consigamos, junto ao poder público, reduzir os gargalos logísticos, defender nossos interesses e alcançar as soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do setor portuário brasileiro”, pontuou.

Sobre a ATP

A ATP surgiu da vontade de um conceituado grupo de empresas que exploram instalações portuárias privadas por autorização. Criada em 24 de outubro de 2013 com a responsabilidade de defender seus associados, a ATP está empenhada em estabelecer uma interlocução aberta e transparente com o poder público, na busca por soluções que promovam o desenvolvimento do setor portuário brasileiro.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar