O Porto de Manaus passa, nesta quinta-feira (5), por uma auditoria realizada pela Comissão Estadual de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) para aferir se a instalação portuária adequou-se aos padrões de segurança internacionais previstos no Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias IPS (sigla americana de International Ship and Port Facílity Security Code).
O Código ISPS estabelece regras que tornam navios e instalações portuárias mais seguras. Dentre as medidas adotadas, pode-se destacar o estabelecimento de maior controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas instalações portuárias; delimitação do perímetro do porto; instalação de sistema de vigilância dos limites do perímetro do porto e do cais; e necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação portuária.
No Brasil, a certificação dos navios é realizada pela Autoridade Marítima (Marinha do Brasil) e a das instalações portuárias pela Cesportos, da qual participam os Ministérios da Justiça, Defesa (Marinha do Brasil), Fazenda, Relações Exteriores e Transportes.