<P>A inauguração do porto de Itapoá, no litoral norte catarinense , no primeiro semestre de 2010, colocará o Brasil na rota dos grandes navios. O terminal, o segundo totalmente privado do País, tem calado de 16 metros, capaz de receber navios para 9.000 TEUs (unidade equivalente a contêiner de...
Gazeta MercantilA inauguração do porto de Itapoá, no litoral norte catarinense , no primeiro semestre de 2010, colocará o Brasil na rota dos grandes navios. O terminal, o segundo totalmente privado do País, tem calado de 16 metros, capaz de receber navios para 9.000 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés). Além de importante canal de escoamento, principalmente de frangos e suínos, Itapoá é um reforço logístico à atração de novos investimentos regionais.
Projeto à beira de completar 20 anos, o porto de Itapoá foi idealizado pelo empresário Hildo Battistella que, num sobrevôo no local, no início da década de 90, percebeu que a cor do mar na região era mais escura, indicativo de maior profundidade. Na época, o estado era carente de infraestrutura portuária. Atualmente está recebendo investimentos de R$ 1,92 bilhão, que vão quadruplicar a capacidade instalada dos terminais até 2011 para 4,4 milhões de TEUs/ano. Só os investimentos privados somam R$ 1 bilhão.
As obras de Itapoá se aceleram num momento em que Santa Catarina se recupera de uma das maiores enchentes de sua história, que reduziu o calado do rio Itajaí Açu e ainda causa enormes prejuízos para os portos de Itajaí e Navegantes.
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