<P>A construção do Porto de Itapoá terá 550 trabalhadores no canteiro de obras da Andrade Gutierrez até o final de janeiro, informou a empresa. São cerca de 100 operários a mais do que em dezembro.</P><P>Nesta etapa da obra, a construtora concentra suas atividades na execução de serviços d...
Tecon Santa CatarinaA construção do Porto de Itapoá terá 550 trabalhadores no canteiro de obras da Andrade Gutierrez até o final de janeiro, informou a empresa. São cerca de 100 operários a mais do que em dezembro.
Nesta etapa da obra, a construtora concentra suas atividades na execução de serviços de mar da ponte e do píer e na fabricação de pré-moldados. O primeiro módulo da ponte, com cerca de 22 metros de extensão, já está concluído.
Das cerca de 800 estacas que serão utilizadas para dar sustentação à ponte e ao píer do terminal, 15% já estão cravadas. Além das estacas, a central de concreto da obra já está produzindo os pré-moldados para fechamento da laje superior e vigas pré-moldadas.
Nos meses de junho e julho, a Construtora Andrade Gutierrez contará com cerca de 700 funcionários na obra. O cronograma do empreendimento prevê o encerramento da construção até o final deste ano e a operação no primeiro semestre de 2010.
O Tecon Santa Catarina é um terminal portuário privativo de uso misto (carga própria e de terceiros) exclusivo para a movimentação de contêineres. Terá capacidade instalada em sua primeira fase para movimentar mais de 300 mil contêineres/ano.
A empresa assegura que o planejamento do porto foi feito para promover a ?mínima interferência no meio ambiente?. Duas pontes sairão do pátio de contêineres avançando cerca de 230 metros no mar até o píer, onde ficarão os três berços de atracação.
Desta forma, asseguram, será mantida intacta a praia da Figueira do Pontal, com sua fauna, flora e balneabilidade. A Tecon SC se comprometeu a patrocinar a urbanização da praia nos arredores do porto, incluindo calçamento, bancos, ajardinamento, iluminação e um espaço para observação dos navios.
A escolha de Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pela localização estratégica, na divisa de Santa Catarina com o Paraná e junto à Baia da Babitonga, que já tem outras operações portuárias. O calado natural de 16 metros existente na região caracterizará o Tecon SC como um porto concentrador de cargas de importação e
exportação, recebendo grandes navios do exterior para redistribuir a carga por cabotagem para outros portos do Brasil e da América do Sul, especialmente Argentina e
Uruguai.
O acesso terrestre ao porto será feito pela SC - 415, rodovia que está sendo pavimentada e recebendo melhorias para atender o transporte de cargas para o terminal.
O Tecon Santa Catarina tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil - Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Hamburg Süd).
Fale Conosco
21