Santa Catarina

Porto de Ibituba bateu recorde de movimentação no último ano

O Porto de Ibituba, em Santa Catarina, bateu recorde de movimentação no último ano, com um total de 1.911.104 toneladas de cargas movimentadas. O número representa o melhor resultado do complexo em 21 anos. Em 1989 foram 2.046.726 toneladas. O relatório anual

A Tribuna
04/02/2011 08:21
Visualizações: 1717
O Porto de Ibituba, em Santa Catarina, bateu recorde de movimentação no último ano, com um total de 1.911.104 toneladas de cargas movimentadas. O número representa o melhor resultado do complexo em 21 anos. Em 1989 foram 2.046.726 toneladas. 
 
 
O relatório anual foi divulgado na semana passada e segundo ele 196 navios passaram por Imbituba entre janeiro e dezembro do último ano. A média mensal de movimentação foi de mais de 159 mil toneladas. 
 

A carga mais movimentada pelo porto foi o coque, um tipo de combustível derivado do carvão, com 618 mil toneladas. Em segundo lugar ficaram os grãos agrícolas, com um total de mais de 217 mil toneladas. 
 
 
O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Imbituba, Gilberto Barreto, ressalta que o complexo passa por obras de ampliação e que os resultados destes investimentos só serão percebidos quando os trabalhos no novo cais forem concretizados, entre abril e maio deste ano. Serão 660 metros contínuos para acostagem, deste total, 300 metros foram liberados pela Alfândega e já estão em funcionamento.Também é esperada a chegada dos  navios portêineres Super Post Panamax, em meados do segundo semestre de 2011. 
 

O edital das obras de dragagem de aprofundamento dos portos deve ser publicado, ainda  neste mês, pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). A previsão é  de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011. 
 

Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25