Posicionamento

Pimentel defende cooperação japonesa na exploração de petróleo e construção naval

O Brasil deseja ampliar a parceria estratégica com o Japão, principalmente em setores que carecem de alta tecnologia, como petróleo e gás e indústria naval, disse ontem (30) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante visita do ministro japonês pa

Agência Brasil
01/05/2012 11:02
Visualizações: 1729
O Brasil deseja ampliar a parceria estratégica com o Japão, principalmente em setores que carecem de alta tecnologia, como petróleo e gás e indústria naval, disse ontem (30) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante visita do ministro japonês para a Estratégia Nacional, Motohisa Furukawa.
 
 
Pimentel destacou que, além da importante relação com a comunidade japonesa no Brasil, “temos com o Japão uma experiência de integração tecnológica e transferência de conhecimento” que deve ajudar na tarefa governamental de estimular o avanço tecnológico nas empresas nacionais.


Ele revelou ao visitante que a Petrobras vai encomendar cerca de 600 navios nos próximos dez anos. O assunto consta da pauta de negociações que levará a Tóquio, no fim de maio, em missão oficial do governo brasileiro. Oportunidade em que terá encontros com empresários japoneses na tentativa de vencer a resistência de investidores que deixaram o país depois das sucessivas crises econômicas.

 
O ministro japonês elogiou os incentivos brasileiros para a atração de investimentos e adiantou que o governo do Japão está disposto a ajudar. “Vim ao Brasil para isso”, disse ele. Furukawa ressaltou que a parceria com o Brasil é muito importante e enfatizou que o país está disposto a colaborar com o intercâmbio de estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras nos dois sentidos. Ele também foi o portador do convite do governo do Japão para que a presidenta Dilma Rousseff faça uma visita oficial ao país asiático.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25