Investimentos

PetroRio revê plano de negócios e adia todos os investimentos por coronavírus

Reuters, 19/03/2020
19/03/2020 12:55
Visualizações: 420

A PetroRio informou que revisou seu plano de negócios e decidiu postergar todos os investimentos para se “readequar” ao novo cenário da indústria de petróleo em meio à pandemia global de coronavírus.

A companhia ainda adotará ações redução de gastos e de monitoramento e prevenção contra o vírus, segundo comunicado divulgado na noite de quarta-feira.

As medidas vêm em meio a fortes turbulências nos mercados de petróleo— as cotações do petróleo Brent, referência internacional, acumularam queda de 51% nos últimos dez dias, a pior sequência desde o lançamento do contrato futuro, em 1988.

A derrocada dos preços acontece devido aos efeitos da pandemia global de coronavírus sobre a demanda por combustíveis e por uma guerra de preços entre sauditas e russos por participação no mercado, depois do colapso de um acordo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados por cortes de produção.

A revisão de planos da PetroRio envolve um adiamento de planos de revitalização do campo de Polvo, localizado na Bacia de Campos, no qual a companhia vinha fazendo aportes para extensão da vida útil e aumento da produção.

“Dentro da estratégia de postergação de CAPEX (investimentos), a companhia informa que desmobilizou a 3ª Fase da Revitalização de Polvo, e divulgará os resultados da campanha nos próximos dias”, afirmou a empresa no comunicado.

“A PetroRio continuará a manter o nível de qualidade e eficiência em suas operações e a usar sua experiência em racionalização de custos para minimizar os impactos deste novo cenário”, acrescentou a companhia, sem detalhar.

A PetroRio disse ainda que iniciou 2020 com posição de caixa de 183 milhões de dólares e um volume de 93 milhões de dólares em contas a receber “que se materializou durante os meses de janeiro e fevereiro”.

A empresa destacou também que realizou em janeiro operações de hedge para parte relevante de sua produção no primeiro e segundo trimestres, com as quais travou um preço piso para o petróleo de 65 dólares por barril.

“Somente no mês de março, onde é prevista a venda de aproximadamente 1,5 milhão de barris, o ganho da operação poderá atingir entre 39 milhões de dólares e 41 milhões de dólares líquidos”, afirmou.

Do lado da prevenção à disseminação do coronavírus, a empresa disse que tem, entre outras medidas, monitorado pessoas que embarcam nas plataformas de produção visando a identificação de casos suspeitos de infecção.

A companhia também suspendeu todas viagens internacionais e adotou regime de home office para funcionários de suas áreas administrativas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19