Inovação

Petronect lança, em parceria com a PUC-Rio, moderno laboratório de inovação

Redação/Assessoria
04/06/2019 19:53
Petronect lança, em parceria com a PUC-Rio, moderno laboratório de inovação Imagem: Daniel Perpetuo Visualizações: 372

A Petronect, empresa criada para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços de óleo e gás, segue engajada nas tendências de mercado. Depois de um hackaton de blockchain em 2018, a marca inaugura, novamente em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES), do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), o Laboratório Petronect de Inovação Digital, o "Petronext Lab", na PUC-Rio.

O espaço receberá grupos focados em desenvolver a melhor experiência para implementar soluções inovadoras, buscando trazer ganhos para as necessidades de negócios dos clientes. Segundo Mario Sophia, diretor comercial da Petronect, a ideia nasceu a partir da necessidade de separar os projetos de inovação de sustentação (melhorias do dia a dia) dos projetos de inovações disruptivas. Segundo o especialista, com esta novidade a empresa toma frente da indústria, criando algo que dialogue com o mercado. "Buscaremos trazer as pessoas certas para o lugar certo", completou.

Alberto Neto, Gerente de Desenvolvimento de soluções da Petronect, detalhou que os diferenciais são um esquadrão multidisciplinar, inovação personalizada para as necessidades de negócios dos fornecedores, requisitantes e contratadores; escalabilidade em nuvem, flexibilidade de processos e agilidade de implementação. Os processos contarão ainda com um Comitê de Inovação. Os projetos se darão em cinco fases, que devem ter um tempo médio de três meses: ideação, desenvolvimento conceitual, desenvolvimento do produto, implantação e operação.

"A PUC-Rio é uma universidade de ensino e pesquisa que valoriza a cooperação com o mercado para avanço científico e tecnológico, por isso, estabelece diversas parcerias, realizando pesquisas aplicadas e desenvolvimento experimental, em processo de cocriação. O Departamento de Informática da PUC-Rio, através do LES, atuará em cooperação com a Petronect com foco nas áreas de óleo e gás e também digital, oferecendo à empresa o que há de mais avançado em termos de pesquisa e uma vivência prática e diferenciada aos alunos", reforça Rafael Nasser, professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.

Sobre a Petronect:

A Petronect foi criada há 15 anos para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços. É uma sociedade com participação da Petrobras, através de sua subsidiária e-Petro, SAP e Accenture. Desde a sua criação, a empresa tem atuado exclusivamente para as empresas do Grupo Petrobras e seus fornecedores.

Sobre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio):

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) agrega 15 graduações (dez cursos de Engenharia, dois de Informática e bacharelados em Química, Matemática e Física) e 12 programas de pós-graduação. De acordo com os resultados da avaliação CAPES 2013-2016, cinco conquistaram nota máxima e outros três ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a PUC-Rio como referência de qualidade de ensino no Brasil e no exterior. Ciência, tecnologia e inovação estão presentes no dia a dia de todas as atividades do CTC, que tem como meta principal oferecer à sociedade brasileira formação de excelência em recursos humanos, além de pesquisas e soluções de nível internacional, equiparando-se às melhores universidades do mundo.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20