Preços

Petróleo sobe com previsão de produção estável da Opep e preocupações com Suez

Reuters, 29/03/2021
29/03/2021 19:33
Visualizações: 1332 (0) (0) (0) (0)

Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira por expectativas de que o grupo de produtores Opep possa manter sua produção estável em maio, com as cotações afetadas também por preocupações de que as operações do Canal de Suez poderiam levar semanas para voltar ao normal, mesmo com avanços em tentativas de liberar um navio encalhado por ali.

InstitucionalO petróleo Brent subia 0,81 dólar, ou 1,25%, a 65,38 dólares por barril, às 8:29 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,69 dólar, ou 1,13%, a 61,66 dólares por barril.

Ambos os contratos chegaram a operar em queda de mais de 1 dólar por barril mais cedo na sessão.

Um grande navio de contêineres que tem bloqueado o Canal de Suez por quase uma semana foi parcialmente colocado para flutuar novamente, disse a Autoridades do Canal de Suez (SCA), o que levantou esperanças de que a via marítima possa em breve ser reaberta para a grande fila de navios que aguardam liberação.

Mas os impactos sobre a indústria global de navegação podem levar semanas e mesmo meses para serem apagados, disseram importantes empresas do setor.

"Mesmo que o Ever Given deixe o canal em poucos dias, alguns efeitos cascata remanescentes devem ser esperados nesse período", disse Louise Dickson, analista da Rystad Energy.

"Os carregamentos de petróleo podem ser afetados, bem como parte da demanda por petróleo, já que indústrias podem ter que fechar ou pausar a produção enquanto esperam que os produtos atrasados cheguem às fábricas", acrescentou ela.

Os preços do petróleo tiveram forte oscilação nos últimos dias, à medida que negociantes e investidores tentavam pesar o impacto do bloqueio em Suez e também os efeitos de "lockdowns" que visam conter infecções por coronavírus.

E essa volatilidade do mercado deve continuar, disse Jeffrey Halley, analista de mercado sênior da OANDA.

Por outro lado, o mercado tem recebido algum apoio de expectativas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia, conhecidos em conjunto como Opep , manterão níveis mais baixos de produção quando se reunirem nesta semana.

A Rússia deve apoiar uma produção em geral estável da Opep em maio, embora buscando um relativamente pequeno aumento de produção para si devido a uma demanda sazonal em alta, disse uma fonte próxima da estratégia dos russos nesta segunda-feira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22