Internacional

Petróleo e efeito estufa podem reabilitar energia nuclear

Valor Econômico
24/03/2005 00:00
Visualizações: 695

A energia nuclear pode estar sendo reabilitada. A ONU promoveu um encontro em Paris para propor que esse tipo de energia volte a ser uma alternativa viável de produção de energia barata e vire uma forma de diminuir a carga dos chamados gases estufa liberados na atmosfera do planeta.
A declaração conjunta de representantes de 74 países foi divulgada após a conferência "Energia Nuclear para o Século XXI", organizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, ligada à ONU), tendo como anfitrião o governo francês. "A grande maioria dos participantes afirma que a energia nuclear pode fazer uma grande contribuição para que alcancemos nossas necessidades energéticas e sustentemos o desenvolvimento do mundo no século 21", disse a declaração.
A energia nuclear "não gera poluição do ar ou emissão de gases estufa", continua o comunicado conjunto, ressaltando que a tecnologia comprovadamente gera energia barata e segura.
Segundo Mohamed ElBaradei, que dirige a AIEA, "a energia nuclear vem novamente ganhando estatura". Para Patrick Devedjian, ministro da Indústria francês, a declaração foi "um claro sinal da renovação do interesse global nesse tipo de fonte de energia".
O secretário-geral da OCDE, Donald Johnston, escreveu um artigo no "International Herald Tribune" defendendo esse ponto de vista. Ele delineia quatro pontos que vê como essenciais para balizar o crescimento da energia nuclear: o fortalecimento dos acordos de banimento de armas nucleares; formação de uma equipe internacional de monitoramento do uso da tecnologia nuclear; participação da comunidade científica nos mecanismos de transparência e de avaliação de segurança e métodos; e incentivo e financiamento, pelos países mais ricos, para desenvolvimento e pesquisa, principalmente nos países mais pobres.
Estima-se que os aumentos constantes nos preços do petróleo, as preocupações ambientais e a crescente dependência dos países ocidentais em relação à Rússia e ao Oriente Médio tenham atuado em conjunto para mudar a atitude dos países quanto à questão nuclear.
Entre os países que assinaram a declaração, destacam-se Alemanha, Itália e Irlanda. Todos eles baniram a energia nuclear ou têm planos para fechar gradativamente suas usinas.
A Itália fez um referendo em 1987 que aprovou o banimento desse tipo de energia, mas o ministro da Indústria italiano, Antonio Marzano, disse durante a conferência que há "uma clara mudança na opinião pública, principalmente nas novas gerações".
Quase 80% da eletricidade gerada na França vêm de usinas nucleares. O país espera se tornar o maior exportador dessa tecnologia em todo o mundo, principalmente por meio da Areva, a estatal francesa de energia nuclear.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23