Pesquisa e Desenvolvimento

Petrobras tem mais de 300 convênios com universidades e centros de pesquisa internacionais

Foram 180 projetos para desenvolvimento conjunto de tecnologias.

Agência Petrobras
04/02/2015 12:47
Visualizações: 220 (0) (0) (0) (0)

De 2006 até o final de 2014, a Petrobras, uma das principais investidoras globais em pesquisa e desenvolvimento, realizou mais de 300 convênios com universidades e centros de pesquisa de referência no mundo inteiro. Essas parcerias com instituições de ensino, que englobam universidades de 15 países, têm por objetivo viabilizar o desenvolvimento recíproco de conhecimento e tecnologia, gerando benefícios mútuos.

Em uma dessas frentes, a Petrobras, junto com as demais operadoras de grande porte em Exploração e Produção, é afiliada ao Stanford Project on Deepwater Depositional Systems (SPODDS), programa de pesquisa da Universidade de Stanford (Estados Unidos) voltado para o estudo de depósitos de águas profundas. Nele, há um projeto dedicado a investigações sobre reservatórios, que ocorrem em diferentes contextos geológicos do mundo, similares aos dos campos de Marlim, Albacora e Roncador. Esse estudo, que permite uma visão comparativa de várias ocorrências estudadas, é fundamental tanto na etapa exploratória quanto na fase de desenvolvimento da produção.

Outro destaque é a parceria, iniciada em 2011, entre a Petrobras e o Instituto Francês de Petróleo, para desenvolvimento de um software de simulação de reservatórios. Focado nas necessidades apresentadas pelos profissionais da Petrobras, o software é, até o momento, a melhor ferramenta existente para esse fim e continua sendo aprimorada.

Parcerias com empresas


No modelo de parcerias com empresas, a Petrobras contabilizou, entre 2006 e 2014, 180 projetos para desenvolvimento conjunto de tecnologias, os chamados Joint Industry Project (JIP) ou projetos multiclientes.

Um exemplo bem sucedido é o programa DeepStar, coordenado pela Chevron com participação da Petrobras desde o início, há 22 anos. O programa promoveu o surgimento de novos produtos para uso da indústria petrolífera, como novas interfaces para ROVs (Veículo Submarino Operado Remotamente), além de viabilizar processos de qualificação para equipamentos submarinos, softwares de controle de poços e tecnologias de perfuração. Na fase atual, o DeepStar tem como foco a identificação e o desenvolvimento de métodos para perfuração, produção e transporte de hidrocarbonetos em águas ultraprofundas. O programa avalia novas tecnologias de redução de riscos associadas ao escoamento dos fluidos produzidos e à otimização das condições de produção. Também desenvolve técnicas para entender e avançar na confiabilidade dos sistemas submarinos; sistemas de injeção de água do mar dessalinizada e bombeamento submarino, que reduzem os custos de desenvolvimento ou viabilizam a produção em regiões mais distantes das plataformas.

Já o projeto CO2 Capture Project (CCP), coordenado pela BP com a participação da Petrobras, tem como foco o desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de CO2. Ao longo das três fases do projeto, que teve início em 2000, diversas tecnologias foram testadas. Entre elas, está a de oxicombustão aplicada às unidades de craqueamento catalítico fluido (FCC) das refinarias. A oxicombustão utiliza oxigênio puro em substituição ao ar para promover a captura de CO2 e as unidades de sigla FCC são responsáveis pela transformação de óleos pesados em derivados de petróleo mais leves, como gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP). Dentro do projeto, a Petrobras, como líder desse desenvolvimento, construiu e instalou o módulo de oxicombustão em uma unidade piloto de FCC da SIX (Unidade de Industrialização de Xisto), em São Mateus do Sul (PR). Os testes realizados permitiram gerar uma corrente com alto teor de CO2, pronto para captura. O trabalho é pioneiro mundialmente e tem potencial para reduzir as emissões dentro de uma refinaria em até 30%, com custo menor e mais eficiência. Outro benefício do módulo de oxicombustão foi o ganho em flexibilidade operacional do FCC, com possibilidade de aumento da conversão geral da unidade ou da quantidade de carga processada.

Essas e outras iniciativas resultantes da parceria entre a Petrobras e sua rede de colaboradores ao redor do mundo contribuem para impulsionar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia. Elas fazem parte da estratégia para alinhar as necessidades da Petrobras e as competências das parceiras, visando atender aos desafios tecnológicos presentes no Plano de Negócios e Gestão e no Planejamento Estratégico da companhia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
Onshore
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia
10/05/25
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22