A Petrobras recebes ontem (25), em Brasília, pela segunda vez o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, com a chancela do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM) e Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Agência PetrobrasA Petrobras recebe ontem (25), em Brasília, pela segunda vez o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, com a chancela do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde 2003, a mão-de-obra feminina na Companhia cresceu 84,1%. Em nível gerencial, elas já ocupam 30% dos cargos.
Além do aumento da participação de mulheres no quadro de funcionários da Petrobras, o Selo destaca o resultado de várias ações do Programa Pró-Equidade de Gênero da Petrobras, lançado em 2006. O censo para a Diversidade Petrobras e a política de reconhecimento de casais parceiros do mesmo sexo estão entre as iniciativas do Programa da Companhia.
A segunda edição do Selo Pró-Equidade contou com a inscrição de 50 organizações. Trinta e seis apresentaram e pactuaram um plano de ação pró-equidade de gênero. Porém, apenas 23 conseguiram chegar à etapa final, ao cumprirem, no mínimo, 70% da execução das ações pactuadas. Os finalistas garantiram o direito de usar o Selo Pró-Equidade de Gênero do Governo Federal.
Mulheres na Petrobras - Em números relativos, desde 2003, a taxa de crescimento de mulheres no quadro de empregados da Petrobras foi de 84,1%, contra 47,4% da força de trabalho masculina. O ano de 2008 foi um bom exemplo desta tendência. Ao todo, mil mulheres ingressaram na Companhia. Há pouco mais de cinco anos, elas eram 4.406 e correspondiam a 12% do efetivo de empregados. Em 2009, já são 8.113 mulheres espalhadas por quase todos os setores da companhia.
A cerimônia de entrega do Selo Pro-Equidade de Gênero acontece às 18 horas, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 Sala Pavilhão Brasília, em Brasília (DF). O evento conta ainda com a Mostra Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho, com cases de sucessos sobre o tema em organizações.
Fale Conosco