Rio Oil & Gas 2022

Petrobras prevê aumentar em mais de três vezes capacidade de produção do campo de Búzios até 2030

Previsão é que potencial de produção do campo salte de 600 mil bpd para 2 milhões de bpd até final da década

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
28/09/2022 17:21
Petrobras prevê aumentar em mais de três vezes capacidade de produção do campo de Búzios até 2030 Imagem: Divulgação Visualizações: 2153

Na foto: Os gerentes gerais de Búzios, da Petrobras, Jaime Naveiro e Thiago Coutinho,

 

A Petrobras prevê aumentar em mais de três vezes a capacidade instalada de produção do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, até o final da década. A projeção é que esse volume salte dos atuais 600 mil barris de petróleo por dia (bpd) – com quatro plataformas operando hoje - para 2 milhões de bpd - com a entrada de mais sete unidades operando no ativo até 2030. Búzios é o maior campo em águas profundas do mundo em volume e em potencial de produção, com baixo custo de extração, além de ser reconhecido internacionalmente como polo de desenvolvimento de tecnologias disruptivas em águas ultraprofundas.
 
Esses foram alguns dos destaques das palestras apresentadas pelos gerentes gerais de Búzios, da Petrobras, Jaime Naveiro e Thiago Coutinho, nesta quarta-feira (28/9), na Rio Oil and Gas 2022, que acontece no Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio de Janeiro, até quinta-feira (29/9). “Para o campo de Búzios, temos atualmente sete plataformas em fase de construção ou em contratação. O FPSO Almirante Barroso (quinta unidade) está, neste momento, navegando rumo ao Brasil para terminar a etapa de comissionamento. O FPSO Almirante Tamandaré (sexta unidade) está em fase de construção avançada, com o casco já flutuando e em comissionamento. As P-78 e P-79 estão em etapa inicial de construção - e já assinamos o contrato de construção das P-80 (em agosto) e P-83 (hoje). Nossa expectativa é assinarmos o da P-82 em breve”, afirmou Naveiro.
 
O campo de Búzios é caracterizado também pelo baixo índice de emissões de carbono por barril de óleo equivalente produzido – está no primeiro quartil da indústria. “Nosso último recorde no campo foi de 616 mil bpd, batido em julho deste ano. Quando olhamos para frente, há expectativa que Búzios alcance 33% de participação na produção da Petrobras no fim de 2026. Ao final da década, a contribuição será ainda mais significativa, à medida que as plataformas entrem em operação e tenham seu ramp up  (evolução da produção) com a entrada de novos poços, atingindo seu pico de produção”, complementou ele.
 
Thiago Coutinho falou sobre a importância da tecnologia para os resultados de Búzios e destacou o prêmio internacional concedido pela OTC (Offshore Technology Conference – considerado o Oscar do setor) à Petrobras, em 2020, em reconhecimento às inovações concebidas para a primeira fase de desenvolvimento desse ativo. “As tecnologias que adotamos estão sempre atreladas aos desafios do campo. Na segunda fase de desenvolvimento de Búzios, nosso desafio é incorporar novas tecnologias compatíveis com o potencial do campo. Vamos instalar, por exemplo, uma nova geração de plataformas, capazes de produzir até 225 mil bpd e 12 milhões de m3 de gás, capturando todo valor do reservatório”, disse Coutinho.

Além disso, a Petrobras prevê instalar poços com maior diâmetro de 7 5/8", a partir do projeto Búzios 6 (P-78),  compatíveis com as grandes vazões da jazida – com foco em redução de custos, sem abrir mão da segurança. Em paralelo, a companhia vem desenvolvendo o novo conceito de plataformas equipadas com tecnologias para redução de emissões de carbono, com destaque para o sistema de flare fechado nas novas unidades, entre outras inovações. Numa visão de futuro, a empresa prevê adotar o conceito de IOT (Internet das Coisas) capaz de conectar não só todos os equipamentos a bordo de uma plataforma, mas também os profissionais, ampliando a segurança e a redução da exposição das pessoas ao risco. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23