São Paulo

Petrobras prepara unidade em Caraguatatuba para gás do pré-sal

Valor Online
23/03/2012 15:07
Visualizações: 272
A Petrobras acabou de anunciar que iniciou as obras de ampliação e adequação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. O objetivo é preparar a instalação para receber o gás natural do pré-sal da bacia de Santos. Depois da expansão, prevista para terminar em 2014, a UTGCA terá capacidade para processar diariamente até 20 milhões de metros cúbicos de gás.

Hoje, a oferta é para 18 milhões de metros cúbicos de gás, mas o volume efetivamente feito é de 9 milhões de metros cúbicos por dia. O processamento resulta em 200 metros cúbicos de GLP (gás liquefeito de petróleo) e 600 metros cúbicos de C5+ (também correspondente à fração líquida do gás).

A UTGCA ocupa hoje um terreno de 1 milhão de metros quadrados. A unidade recebe gás e condensado de três plataformas offshore da bacia de Santos, na costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O material vem dos navios-plataforma FPSO Cidade de Santos, instalado no polo Uruguá; FPSO Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula, localizado na área do pré-sal; e da plataforma de Mexilhão, que produz o gás e condensado do campo de Mexilhão, localizado na costa de Caraguatatuba.

A expansão da UTGCA é feita pela empresa Schahin. A estimativa é que 700 empregos sejam gerados. A Petrobras informou que ao serem abertas, as vagas serão disponibilizadas pela Schahin no posto de atendimento ao trabalhador (PAT) de Caraguatatuba.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13