Lobão

Petrobras poderá ter "seguro" no pré-sal

Jornal do Commercio
03/06/2009 06:46
Visualizações: 182 (0) (0) (0) (0)

O governo estuda a criação de um mecanismo que lhe garanta a possibilidade de oferecer à Petrobras, por fora do sistema normal de leilões, os principais campos de petróleo da camada de pré-sal. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a medida funcionaria com um "seguro" no caso de a estatal perder a disputa pelas jazidas com outras empresas internacionais, mas técnicos da área econômica admitem que ela pode criar um privilégio para a empresa.

 

"É uma espécie de seguro. Não haverá reserva de mercado", disse Lobão, durante debate na Câmara, no qual explicou que o mecanismo só seria acionado no caso hipotético de a Petrobras ter seguidos insucessos nos leilões e ficar sem blocos do pré-sal para explorar. Os técnicos, entretanto, descartam esse risco e atribuem a iniciativa a uma estratégia do Palácio do Planalto de ampliar o controle estatal, econômico e tecnológico, sobre as jazidas de petróleo.

 

Segundo o ministro de Minas e Energia, a definição desse "seguro" é a principal pendência nas conversas internas do governo para definir o novo marco regulatório do petróleo. O modelo a ser apresentado até o dia 15 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "misto", ao estilo russo, prevendo a possibilidade de exploração do pré-sal tanto na forma de concessões, como hoje, quanto sob a forma de contratos de partilha, no qual o Estado mantém a propriedade sobre o petróleo.

 

Em ambos os casos, a seleção das empresas que atuarão na exploração do petróleo continuaria sendo por meio de leilões, onde todas disputam em pé de igualdade. Mas o "seguro" da Petrobras cria, na prática, uma brecha nessa regra geral que aproximaria o modelo brasileiro do norueguês.

 

Na Noruega, formalmente o modelo é de concessão, ou seja, o governo concede às empresas o direito de explorar determinadas áreas, mas não existem leilões. É a agência reguladora do setor que escolhe, a partir de critérios técnicos, quais são os grupos que atuarão em cada área, geralmente em parceria com o estado.

 

No Brasil, os leilões continuariam existindo, mas a parcela da Petrobras poderia ser pre-estabelecida, de modo a garantir que - principalmente no caso de concessões - o Estado continue controlando as maiores jazidas. Segundo Lobão, o governo encaminhará sua proposta fechada ao Congresso até agosto e pode pedir urgência à tramitação do projeto para agilizar sua tramitação.

 

No debate de ontem, na Câmara, entretanto, os parlamentares deram pouca importância aos detalhes técnicos e decisivos da proposta, preferindo se digladiar em torno de uma guerra ideológica entre os que defendem a volta do monopólio estatal (caso do PC do B e parte da bancada do PT) e aqueles que defendem a manutenção do modelo atual de concessões (caso do PSDB).

 

"O pré-sal é nosso e quem for contra que se lixe", disse o exaltado deputado Chico Lopes (PC do B-CE), ao defender o monopólio. Na prática, a volta do monopólio estatal não faz parte da proposta do novo marco regulatório do governo, nem sequer é defendida pelo comunista Haroldo Lima, presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para os governistas, entretanto, ele é exaltado como forma de mobilização da base sindical, principalmente de petroleiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
Onshore
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia
10/05/25
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22