Gasoduto

Petrobras inicia segunda etapa do reparo do gasoduto Bolívia-Brasil

Agência Brasil
23/11/2006 02:00
Visualizações: 223

A Petrobras iniciou nesta quarta-feira, um dia antes do prazo previsto, a segunda etapa das obras de reparo de parte do gasoduto Bolívia-Brasil. O trecho faz a interconexão dos campos produtores com o duto principal do Gasbol, por onde o gás importado pela estatal brasileira é escoado para o Brasil.

A primeira etapa de reparo do duto, danificada com as fortes chuvas que caíram na Bolívia em abril deste ano, teve início no último dia 11, e desde então a importação de gás para o Brasil caiu cerca de 15%, uma redução de aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos diários.

O diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, afirmou que a empresa não tem como prever o tempo de duração das obras, uma vez que voltou a chover forte na Bolívia. E negou a possibilidade de desabastecimento do mercado em razão das obras. “Vocês (da imprensa) insistem em afirmar que vai faltar gás. A Petrobras garante que não vai. Todo o gás contrato pelas distribuidoras está e será entregue normalmente. O que nós não podemos é garantir fornecimento para consumidor que não tenha contrato com a companhia”, afirmou.

Para compensar a redução no volume de gás importado da Bolívia, a Petrobras reduziu o seu próprio consumo, diminuindo a metragem cúbica do gás consumido em suas refinarias e termoelétricas, hoje da ordem de 20 milhões de metros cúbicos por dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20